O Presente
Geral

PMs participam de ações da Campanha “Agosto Azul”

calendar_month 15 de agosto de 2013
3 min de leitura
Ademir Herrmann

Por determinação do Governo do Estado todos os policias militares devem participar das ações da campanha “Agosto Azul”

Dentro da programação da Campanha “Agosto Azul” voltada aos cuidados com a saúde do homem desenvolvida pela Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon, policiais militares da 2ª Companhia participaram hoje (15) de três importantes palestras.

Pela manhã um grupo de policiais participou inicialmente de uma palestra sobre os vários tipos de câncer, prevenção e tratamento, com o médico oncologista Dr. Luiz Carlos Militão da Silva, e depois com a enfermeira Vera Lehr, sobre doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). No período da tarde o assunto foi doenças cardíacas com a médica Jossimê Maria Parente Ramos.

Por determinação do Governo do Estado todos os policias militares devem participar das ações da campanha “Agosto Azul”. Na área de abrangência do 19º Batalhão estão sendo desenvolvidas ações em todos os municípios com destaque para Toledo e Marechal Cândido Rondon. Para evitar o deslocamento a Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon reservou a quinta-feira para atender a categoria no próprio município.

Prevenção e tabus

Durante a sua explanação da manhã Luiz Carlos Militão repassou informações importantes sobre prevenção, diagnóstico e tratamento dos mais variados tipos de câncer, em especial o câncer de próstata que é uma doença tipicamente masculina. Segundo o médico oncologista os homens estão mais atentos à saúde, mas algumas formas de prevenção podem prevenir certas doenças. “Evitar o fumo, a bebida em excesso, ter uma boa alimentação fazem parte desta recomendação”, afirma ele.

O Dr. Luiz Carlos Militão orienta os homens para que fiquem atentos a saúde buscando sempre se consultar com o seu médico de confiança, num primeiro momento, um clínico geral. Segundo a busca de um especialista é desnecessária num primeiro momento. “O especialista será indicado pelo clínico geral, caso haja a necessidade”, orienta. Sobre o câncer de próstata o médico recomenda exames preventivos, a partir dos 50 anos, afirmando que o tabu contra este tipo de exame não passa de uma bobagem.

Boa aceitação

De acordo com a secretária de Saúde de Marechal Cândido Rondon Elveni Capitani Turmina, a Mari, a Campanha “Agosto Azul”, está sendo muito bem aceita pelos homens, que nunca tiveram uma ação especial voltada ao cuidado com a saúde. Para a secretária, o “Agosto Azul” deverá se tornar uma campanha tão tradicional e forte quanto o “Outubro Rosa”, que realiza ações voltadas à saúde da mulher.

“A aceitação está sendo muito boa e acreditamos que os homens estão mais atentos à saúde. Tenho certeza que será uma ação, uma campanha, que irá seguir o mesmo rumo do Outubro Rosa”, afirma Elveni Turmina.

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.