A atitude de três policiais militares lotados no 3° Pelotão de Mundo Novo, Mato Grosso do Sul, que há cerca de um mês durante o atendimento a uma ocorrência de rotina, fizeram um trabalho de ressuscitação em uma senhora que havia sofrido uma parada cardiorrespiratória, têm rendido diversos elogios dos vários segmentos da sociedade local.
O fato repercutiu positivamente na imprensa regional e estadual, sendo que outras corporações, como o a Polícia Civil, que em nota assinada pelo Delegado Natanel Matias reconheceu a importância do ato. Nesta semana, a Câmara Municipal de Mundo Novo debateu o assunto e aprovou Moção de Congratulação, onde enaltece o alto nível dos serviços prestados pelos policiais naquela ocasião.
Os policiais haviam ido até a casa da idosa, que é viúva, tem 85 anos de idade e reside no Bairro Berneck, a pedido dela, que havia desconfiado da atitude de um homem que estava nas proximidades de sua casa. O suspeito não foi localizado e no momento em que colhiam os dados pessoais da mulher para confecção de um boletim de atendimento, ela começou a passar mal.
A gaúcha que tem nove filhos e mora em Mundo Novo há 18 anos, passou grande parte de sua vida trabalhando na lavoura, agora aposentada possui alguns quartos para alugar em seu terreno, sofre de problemas do coração, e disse que estava com a visão turva, e em seguida, perdeu os sentidos.
A equipe policial formada pelos sargentos Edson Gimenes, Ademir Venâncio de Oliveira e Nadilson Souza Conceição, mesmo desprovida de equipamento adequado para fazer a ressuscitação, de imediato iniciou um trabalho de massagem cardíaca, sendo que os militares se revezavam na tarefa, até que a mulher recobrou a consciência.
Recuperada do susto, ela foi encaminhada ao hospital de plantão, onde um médico atestou que ela havia sofrido um enfarte, sendo que após dois dias de internação hospitalar para observação, foi liberada para ir para casa.