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Porto de Santa Helena deve ganhar escritório da Marinha

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O Porto Internacional de Santa Helena eacute; um dos mais completos do Brasil por abrigar v aacute;rios oacute;rg atilde;os e entidades envolvidas em travessias internacionais e importa ccedil; atilde;o e exporta ccedil; atilde;o. Al eacute;m da Aduana Integrada Brasil-Paraguai, est atilde;o abrigados no porto a Receita Federal, um posto avan ccedil;ado da Pol iacute;cia Federal e do Minist eacute;rio da Agricultura, Pecu aacute;ria e Abastecimento (Mapa). A expectativa agora eacute; de que venha a somar na estrutura uma unidade da Marinha do Brasil. ldquo;Estamos em tratativas com a Marinha para implanta ccedil; atilde;o dessa unidade, que vai dinamizar v aacute;rias a ccedil; otilde;es rdquo;, informa o secret aacute;rio municipal de Ind uacute;stria, Com eacute;rcio, Turismo e Administra ccedil; atilde;o Portu aacute;ria, Silom Schimidt. Ele detalha que a Marinha vai melhorar ainda mais a fiscaliza ccedil; atilde;o que existe sobre as embarca ccedil; otilde;es e pilotos, bem como dinamizar o processo de autoriza ccedil; atilde;o para pescadores, entre outras a ccedil; otilde;es.
O desempenho do Porto de Santa Helena, o primeiro a funcionar de forma internacional no Brasil, motivou a Ag ecirc;ncia Nacional de Transportes Aquavi aacute;rios (Antac), do Minist eacute;rio dos Transportes, a convidar Silom Schimidt para palestrar, no uacute;ltimo dia 04, a 37 prefeitos de munic iacute;pios brasileiros que possuem portos, inclusive de grandes portos como Paranagu aacute; e Santos. A oportunidade oferecida, explica o secret aacute;rio, foi para abordar a experi ecirc;ncia bem-sucedida aplicada em Santa Helena. ldquo;O fato de termos a aduana integrada agiliza as a ccedil; otilde;es. Problemas em documenta ccedil; otilde;es, por exemplo, s atilde;o resolvidos imediatamente porque h aacute; uma aduana paraguaia no porto rdquo;, especifica Silom.

Melhorias
Atualmente, cerca de sete balsas (chatas) atuam na travessia do porto, uma delas, inclusive, eacute; grande, com capacidade para 16 caminh otilde;es. A movimenta ccedil; atilde;o no p aacute;tio, que tem capacidade para em torno de 200 caminh otilde;es, eacute; intensa. A manuten ccedil; atilde;o tamb eacute;m tem sido aos cuidados da administra ccedil; atilde;o municipal. ldquo;J aacute; estamos fazendo mais cal ccedil;amento no p aacute;tio, mas a meta eacute; reasfaltar onde j aacute; existe asfalto e pavimentar o restante da aacute;rea at eacute; 2011 rdquo;, informa o secret aacute;rio da pasta de Administra ccedil; atilde;o Portu aacute;ria.

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Demanda no porto eacute; crescente e absorv iacute;vel, diz auditor da Receita

A demanda no Porto Internacional de Santa Helena tem sido crescente nos uacute;ltimos seis anos, conforme avalia ccedil; atilde;o do auditor fiscal da Receita Federal (RF) Luiz Cassanego, respons aacute;vel pela RF junto ao porto. Esse crescimento, pontua, tem sido absorvido tranquilamente, sem preju iacute;zos aos trabalhos. ldquo;Tivemos per iacute;odos em que liberamos cerca de 200 caminh otilde;es por dia. Mas aqui temos a vantagem de ter um processo mais r aacute;pido, porque al eacute;m de ter os oacute;rg atilde;os nacionais, h aacute; a Aduana Integrada rdquo;, justifica o auditor.
Em 2008, detalha Cassanego, foi um ano at iacute;pico para o Porto de Santa Helena. Enquanto em grande parte dos portos do pa iacute;s houve greve dos servidores da Receita Federal, os santa-helenenses mantiveram-se na ativa, absorvendo, assim, a demanda de Foz do Igua ccedil;u, colaborando para o fechamento recorde de exporta ccedil; otilde;es – 253 mil toneladas, o que equivaleu a US$ 150 milh otilde;es. Quanto agrave;s importa ccedil; otilde;es, em 2008 foram 167 mil toneladas, equivalendo a US$ 32 milh otilde;es.
O ano de 2009 est aacute; sendo considerado normal por conta da movimenta ccedil; atilde;o, no entanto, at iacute;pico por quest otilde;es de c acirc;mbio provocadas pela crise econ ocirc;mica mundial. At eacute; novembro, o Porto Internacional j aacute; teria exportado 63 mil toneladas, movimentando US$ cerca de 27 milh otilde;es. Em importa ccedil; otilde;es, novembro fechou com 208 mil toneladas (US$ 26 milh otilde;es). Cassanego acredita que at eacute; 31 de dezembro seja poss iacute;vel alcan ccedil;ar 215 mil toneladas. Ele destaca que o carro-chefe na movimenta ccedil; atilde;o em Santa Helena eacute; o milho.
Para o auditor da Receita Federal, o Porto Internacional de Santa Helena est aacute; cumprindo com sua fun ccedil; atilde;o, possibilitando os neg oacute;cios e interc acirc;mbio entre o Brasil e Paraguai, dentro da legalidade e acompanhamento dos oacute;rg atilde;os de fiscaliza ccedil; atilde;o e sanit aacute;rios. Ele avalia que a perspectiva do porto eacute; de crescimento e aumento de demanda a cada ano. ldquo; Eacute; um investimento muito bem sucedido para o munic iacute;pio, o Estado e o pa iacute;s rdquo;, conclui.

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