Os prefeitos de Marechal Cândido Rondon, Moacir Luiz Froehlich, de Toledo José Carlos Schiavinato, de Palotina, Luiz Ernesto Giacometti, e o presidente da Câmara de Vereadores de Toledo, Adelar Holzbach, cumprem um roteiro de visitas na Itália e Áustria.
A visita técnica à Europa é uma iniciativa do Consórcio Intermunicipal para Gerenciamento de Resíduos Sólidos, já formado com a participação de sete municípios da região, e que visa a busca de uma alternativa conjunta para o tratamento de resíduos sólidos urbanos e a geração de energia. Eles estão conhecendo as iniciativas existentes nestes países em relação ao tratamento de resíduos sólidos urbanos.
O consórcio intermunicipal quer buscar uma alternativa, tornando-se um dos primeiros modelos do Brasil a implantar um sistema ambientalmente correto, como já existe em países de primeiro mundo.
Na avaliação dos prefeitos da região, para tomar a decisão mais acertada, é necessário conhecer o que já existe de melhor. A viagem que será encerrada no próximo domingo, iniciou com visitas na Itália.
O prefeito de Marechal Cândido Rondon, Moacir Froehlich, em contato mantido no dia de hoje, quinta-feira, por telefone, falou sobre o trabalho que vem sendo realizado e sobre os levantamentos já realizados pelos integrantes da comitiva do oeste. Visitamos em Milão uma usina de tratamento de lixo, que é uma usina termoelétrica. O calor gerado pela queima de produtos gera energia. O que impressiona é a capacidade de produção. A usina processa em torno de 650 toneladas de lixo/dia. Pudemos perceber que os países europeus estão muito preocupados com a questão de meio ambiente. Estamos tomando nota de tudo para posteriormente repassar aos demais prefeitos da região, destaca o prefeito, que também ressaltou que há um trabalho forte com relação a separação de lixo.