Fale com a gente

Geral Condições climáticas

Previsão do tempo: frente fria avança com direito à chuva e risco de geada

Chuva forte, temporais e trovoadas devem ocorrer a qualquer hora no Rio Grande do Sul

Publicado

em

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A frente fria já provocou chuva de 100 milímetros em Uruguaiana, Oeste do Rio Grande do Sul. A nebulosidade já aumenta no Paraná e em Santa Catarina, com retorno da chuva nos dois Estados e também em Mato Grosso do Sul. Para sexta-feira (5), há previsão de chuva forte, temporais e trovoadas a qualquer hora, principalmente no Rio Grande do Sul, com risco de rajadas na média de 60 a 80 km/h.

O sol predomina e faz calor ao longo do dia em todo o Sudeste, não chovendo em nenhuma das quatro capitais. Porém, venta bastante na região, desde o litoral do Espírito Santo até o interior paulista, com velocidade do vento na média entre 40 e 60 km/h. À noite, a nebulosidade aumenta em São Paulo, mas não há previsão de chuva.

O tempo seco continua sendo destaque no Centro-Oeste, com a umidade relativa do ar em declínio no período da tarde. Dia instável e pancadas de chuva forte no litoral do Maranhão, do Ceará e em Natal (RN). As pancadas de chuva acontecem intercalando períodos de sol desde o leste do Rio Grande do Norte até o sul da Bahia, com menor intensidade na costa de Alagoas e Pernambuco mas ainda pode chover forte na Paraíba e no Rio Grande do Norte. Há risco de níveis elevados de água em quatro Estados nordestinos: Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande Norte.

As demais regiões do Nordeste continuam sem chuva. As pancadas de chuva acontecem intercalando aberturas de sol em parte do Norte com acumulados elevados, assim como em pontos do norte do Maranhão. Até chove no Acre e em Rondônia, mas são pancadas mais isoladas. Tocantins segue sem chuva e com baixa umidade relativa do ar. Nas áreas da região nordestina, as rajadas de vento previstas são entre 40 e 50 quilômetros por hora no decorrer do dia.

Frente fria nos próximos dias?

Nos próximos dias, a frente fria já estará na altura da costa do Rio de Janeiro. Com isso, o tempo muda em toda a faixa leste do Sudeste, com aumento de nuvens e chuva na faixa que vai do litoral paranaense até a costa fluminense. Também chove no centro do Paraná e no centro-sul de Mato Grosso do Sul.

Com a entrada de umidade, há aumento de nuvens até a região de Campinas (SP), mesmo que sem chuva. Não há previsão de chuva também na capital paulista. A chuva diminui no Nordeste, mas ainda podem ser registradas pancadas isoladas entre a Bahia e o norte do Maranhão, mas com baixos volumes de água.

Risco de geada na Campanha Gaúcha

Chuvas espalhadas com baixos acumulados também no Pará e trovoadas e volumes elevados no meio oeste amazonense e em Roraima. O frio aumenta no Rio Grande do Sul no próximo fim de semana, com condições para geadas a partir da manhã do sábado na Campanha Gaúcha. Não há risco de danos, por enquanto, em áreas majoritárias agrícolas.

Com Canal Rural

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Facebook