Giuliano De Luca/OP

Pelo menos 50 tratores devem ganhar as ruas de Marechal Cândido Rondon na manhã de domingo, 15 de março, data em que estão marcadas por todo o Brasil manifestações populares contra abusos cometidos pelos governos contra a população.
Os agricultores e agropecuaristas se unem a outras duas manifestações em Marechal Rondon, ambas marcadas para acontecer também na parte da manhã. A decisão de realizar o protesto partiu de alguns produtores, que dizem não encontrar apoio de sindicatos e governos locais para representar a classe.
Começamos articular nosso manifesto, produtores e empresas da cidade, depois que não encontramos apoio de sindicatos da classe e governo local. Por Facebook, WhatsApp, ligações e mensagens, nos organizamos para promover nossa manifestação, pacífica, conta o produtor Valmir Schkalei. Ele explica que o movimento vai se concentrar na Praça Willy Barth, a partir das 09 horas, e se estender em tratoraço pelas ruas da cidade. A Polícia Militar acompanha o protesto com veículos batedores.
Outras duas manifestações contra a política pública nacional acontecem simultaneamente em Marechal Rondon. Às 08h30, dezenas de pessoas são esperadas na Rotatória da Bandeira, no cruzamento das avenidas Rio Grande do Sul e Maripá. No outro protesto, manifestantes caras pintadas devem se reunir, também na Praça Willy Barth, a partir das 09h30. No perfil do Facebook, que pede o impeachment da presidenta Dilma Rousseff, 1,8 mil pessoas já confirmaram presença. Eles prometem sair em passeata até o portal de acesso a Marechal Rondon. No início da noite de sexta-feira (13), o perfil anunciava dois horários diferentes (09h30 e 14 horas).