O Presente
Geral

Programa Cidades Sustentáveis é lançado em Santa Helena

calendar_month 7 de agosto de 2013
2 min de leitura
O Presente
Na manhã de ontem (06) os coordenadores do programa realizaram explanação à equipe administrativa sobre os objetivos do programa 

O município de Santa Helena está entre os 26 municípios da Bacia do Paraná 3 que aderiram ao programa Cidades Sustentáveis. O lançamento do mesmo aconteceu ontem (06), no auditório da prefeitura, e foi realizado pelo superintendente de Meio Ambiente da Itaipu Binacional, Jair Kotz, o coordenador Programa Cidades Sustentáveis, Mauricio Broinizi Pereira, e o presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, prefeito de Santa Helena, Jucerlei Sotoriva (Juce).

Na ocasião, as autoridades realizaram explanação para secretários municipais e demais colaboradores da equipe administrativa, para que estejam integrandos sobre os propósitos do programa. Durante a oportunidade, o coordenador explanou que o programa foi construído em um processo amplamente participativo a partir de uma rede de organizações da sociedade civil que tem municípios pequenos e grandes de diversas regiões de país.

Segundo Pereira, a plataforma tem 100 indicadores básicos, mas alguns deles se destinam a cidades com mais de 50 mil habitantes. “Dessa forma, o programa abrange cidades pequenas, médias e grandes, além de atender municípios que têm um peso maior na realidade rural, pois há uma parte voltada aos bens naturais comuns e indicadores para recuperação de solos, água, matas ciliares”, salienta.

O programa é composto de um conjunto de diretrizes e um banco de boas práticas que devem ser trabalhados pelos municípios participantes. Conforme o coordenador, a aproximação com o Cultivando Água Boa ao programa se dá pela abrangência de toda uma região e abarcar questões relacionadas ao solo, água, resíduos, que estão entre as principais experiências colocadas no banco de boas práticas do Cidades Sustentáveis está sendo referência para vários municípios do país.

“O Oeste do Paraná é a região do Brasil que tem mais municípios que aderiram ao programa e que vai oportunizar fazer troca de experiências com várias partes do país e do mundo, a partir de uma rede de cidades que está se constituindo no país e em cidades europeias”, expôs Pereira, lembrando que os gestores municipais terão acesso a modelos de práticas concretas que já deram resultado e podem servir de referência para seus municípios.

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.