O Presente
Geral

Projetos do Saae são pré-selecionados pela Funasa

calendar_month 1 de setembro de 2011
3 min de leitura

No início do mês de agosto, o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Marechal Cândido Rondon encaminhou à Funasa (Fundação Nacional de Saúde) solicitações de propostas para a implantação do sistema de distribuição de água e elaboração do projeto de esgotamento sanitário com o intuito de participar do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2. A análise e enquadramento das cartas consultas elaboradas pela Funasa pré aprovou os projetos enviados pela autarquia.

Entre os 35 municípios do Paraná pré-selecionados, Marechal Rondon também está incluso na lista para ser contemplado com o repasse de recursos para as ações de saneamento básico. Tal informação foi divulgada no site da Funasa sendo o resultado da primeira fase do processo seletivo do PAC 2. A partir de agora, deverá ser feito um agendamento pela Funasa para uma entrevista técnica junto aos proponentes a fim de averiguar a documentação técnica e dos projetos de engenharia. Na sequência, será feita a análise e deliberação do Gepac e o resultado vai ser divulgado no processo seletivo até dia 04 de novembro. As obras estão estimadas em aproximadamente R$ 4 milhões.

Projeto Sistema de Abastecimento de Água

O projeto de ampliação de captação de água compreende duas metas. Em primeiro lugar a implantação do sistema de captação e recalque de água dos poços tubulares profundos Cecatto, Sypereck, Técnicos, Zastrow e Weber, localizados junto a Bacia do Arroio Fundo. A segunda meta é a reforma e ampliação da estação de recalque de água da Captação I que compreende o aumento da vazão com o aproveitamento de manancial subterrâneo, a instalação de três poços tubulares profundos (Feiden, João Pessoa e Uhlein) e a reforma e ampliação da estação de recalque intermediária com novos conjuntos moto bombas.

O projeto, que foi elaborado pela equipe técnica do Saae, ficou entre os 35 pleitos pré-qualificados pela Funasa o que demonstra a competência e o envolvimento de todos os funcionários na questão do abastecimento de água no município. “Atualmente o abastecimento está no limite, pois a sede municipal consome 650 m³ de água por hora e interligando os novos cinco poços poderá ser aumentada a demanda em mais 450 m³ por hora. Isso permite que os poços não se sobrecarreguem e, principalmente, dará tranquilidade de abastecimento para os próximos 15 anos”, destaca o diretor da autarquia, João Marcos Gomes.

Elaboração do Projeto Esgoto

O Saae pleiteou junto a Funasa a elaboração do projeto de esgoto para aproximadamente 60% do município onde ainda não há rede coletora instalada. A elaboração de um projeto técnico pela Funasa representaria uma economia de cerca de R$ 400 mil. “Se aprovado esse pleito, a Funasa fará esse projeto a custo zero para o município”, afirma João Marcos. A aprovação destes projetos significará duas conquistas importantes para a autarquia como a tranquilidade no abastecimento de água e qualidade de vida para as futuras gerações.

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.