O Presente
Geral

Provopar destina lucro do Café Colonial a grêmios estudantis

calendar_month 10 de setembro de 2013
3 min de leitura

Desde o ano passado a Secretaria de Assistência Social desenvolve o projeto “O Futuro no Presente”, motivando o protagonismo juvenil pelos grêmios estudantis atuantes.

O objetivo é oportunizar uma alternativa para fomentar a participação instrumentalizada de adolescentes e jovens nas discussões de seus direitos e deveres, através de um processo integrado entre capacitação e ações de socialização e voluntariado, para os representantes de cada diretoria de Grêmio, para que os mesmos desempenhem melhor o seu papel de liderança e para que socializem os conhecimentos recebidos com os demais colegas do educandário.

É neste sentido que a secretaria vem realizando ao longo do ano diversas ações. O trabalho já está gerando excelentes resultados. No ano passado o município contava com nove Grêmios. Neste ano esse número subiu para 15. Uma das atividades propostas no cronograma de ação, para este ano, assim como no ano passado, foi o voluntariado no Café Colonial, durante a Expo Rondon, promovido pelo Provopar rondonense.

Dos 500 voluntários que colaboraram durante a festa, 175 foram encaminhados pelos Grêmios Estudantis, entre alunos, pais, familiares, professores e colaboradores das escolas. O objetivo esteve focado na capacidade de cada líder teve de envolver e articular para que as pessoas comparecessem nas atividades de voluntariado.

No total, 14 Grêmios participaram, sendo eles Colégio Estadual Dealmo Selmiro Poersch, de São Roque, Colégio Estadual Margarida, Colégio Professor Nilson Franceski, de Iguiporã, Colégio Novo Três Passos e Colégio Zulmiro Trento, de Novo Horizonte, todos do interior e da sede municipal Colégio Antônio Maximiliano Ceretta, Colégio Cristo Rei, Colégio Eron Domingues, Colégio Frentino Sackser, Colégio Marechal, Colégio Martim Luther, Colégio Monteiro Lobato, Colégio Paulo Freire e Colégio SESI.

Durante encontro realizado nesta terça-feira (10), na Câmara Municipal, que envolveu diretores e representantes dos Grêmios, a secretária de Assistência Social, Maria Cleonice Froehlich, apresentou a prestação de contas final do Café Colonial, que obteve um lucro de R$ 10.032,11.  Estes valores, conforme havia sido acordado anteriormente, serão revertidos  para os Grêmios Estudantis.

Na oportunidade, através de votação ficou definido que os valores serão utilizados para a compra de equipamentos eletrônicos para serem utilizados nas atividades desenvolvidas por cada organização, como caixas de som e rádios. A secretária Maria Cleonice Froehlich fez uma avaliação das ações realizadas e falou sobre o projeto.

“O projeto visa resgatar os Grêmios, com a valorização do trabalho desenvolvido por eles. Através da parceria entre o Provopar e a Secretaria de Assistência Social buscou-se um trabalho conjunto de motivação, através da distribuição do lucro do café colonial. O projeto visa a formação de lideranças, com elaboração de projetos e cursos, como de oratória. Até o momento têm se mostrado muito importante e obteve excelente resultados. Estamos realizados pois alcançamos nossos objetivos”.

Ela aproveita a oportunidade para agradecer a todos que se envolveram no Café Colonial. “Parabenizo e agradeço a todas as escolas e colégios que aceitaram o desafio e realizaram esta ação voluntária, durante o Café Colonial. Foi um verdadeiro entrosamento entre gerações. Estamos muito orgulhosos com a atuação dos Grêmios em Marechal Rondon. Esperamos que este trabalho continue”.

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.