O Presente
Geral

Quanto mais incentivo, melhor

calendar_month 8 de setembro de 2017
8 min de leitura

Quando 24 horas não bastam para dar conta de todas as tarefas cotidianas, entre compromissos profissionais e pessoais, há uma desculpa praticamente “perfeita” para não deixar o sedentarismo de lado e iniciar a prática de alguma atividade física.

Muitas pessoas só pensam em mudar os hábitos, adotar uma alimentação balanceada e incluir caminhadas ou pedaladas diárias na rotina quando levam um “susto” dos exames apontando problemas como diabetes, colesterol alto e hipertensão.

Foi justamente observando as atitudes sedentárias que já estavam latentes em algumas pessoas, e pensando em prevenir futuros “sustos”, que dois grupos de Marechal Cândido Rondon adotaram projetos simples, mas que impactaram – e muito – a vida dos participantes.

Em 2014, o Rotary Club Guarani lançou o projeto “Km de saúde para você” e de lá para cá já tirou inúmeros membros do sofá para as pistas de caminhada e rotas de cicloturismo. “Nosso objetivo foi realmente incentivar a prática de atividades físicas porque vimos que muitos companheiros eram sedentários, apesar de sermos um grupo em uma faixa etária relativamente jovem”, explica a secretária do clube e presidente eleita para o ano rotário 2018/2019, Josiane Wiedmer.

A dinâmica é simples: a cada atividade de caminhada, corrida e bicicleta feita, o companheiro deve enviar a quilometragem em um grupo do WhatsApp, onde uma pessoa é encarregada de tabular todas as informações. “Essa planilha é divulgada ao fim do ano rotário, quando acontece a premiação nas categorias feminino e masculino em cada uma das modalidades”, comenta.

Entre os conselheiros do Conselho do Jovem Empreendedor de Marechal Cândido Rondon (Cojem) o objetivo das duas fases incrementadas neste ano nos Jogos dos Jovens Empresários do Paraná (Jojeps) é praticamente o mesmo do Rotary Club: estimular a prática de atividades físicas entre os membros e também seus familiares e amigos, já que todo o processo pode ser acompanhado no Instagram dos companheiros ou pela hashtag #jojeps. “Os jogos aconteciam todos os anos para promover o encontro dos conselhos do Estado, porém surgiu no grupo de Maringá o projeto de chamar a atenção da sociedade para a prática das atividades, que foi adotado pelos demais conselhos”, menciona o presidente do Cojem, Ralf Drechsler.

A primeira fase dos jogos consiste na realização de até duas atividades físicas por dia pelos membros de forma individual, em grupo ou com membros externos ao conselho. A atividade deve ser registrada por foto e postada no Instagram, onde a pontuação é calculada. “A contagem de pontos acontece dentro do próprio conselho, entre os membros, e também entre os conselhos em nível de Estado. A premiação acontecerá na segunda fase, durante os Jojeps, a partir do dia 29 de setembro, em Termas de Jurema”, expõe.

O conselho rondonense conta com pouco mais de 40 membros, sendo um dos maiores do Paraná e, apesar da adesão aos jogos ser voluntária, este é um dos grupos que tem o maior número de participantes: 33.

 

Competitividade

Josiane diz que por mais que sejam apenas premiações simbólicas, o fato de o projeto sagrar um vencedor faz com que os integrantes se surpreendam com os resultados e queiram continuar participando a cada ano. Este sentimento, segundo o educador físico André Mascarenhas, nada mais é do que a competitividade. “E ela já é natural do ser humano, seja para saber quem come mais pedaços de pizza ou quem pedala mais de bicicleta. Mas é claro que se for para ver quem anda mais de bike é muito melhor, pois fomenta ainda mais a prática de esportes, melhorando a qualidade de vida dessas pessoas, o sono e outras atividades cotidianas”, enaltece.

 

Sem desculpas

A partir das iniciativas, em ambos os grupos já foi possível observar as mudanças nos participantes. “E não só no aspecto físico”, garante Josiane. “Os companheiros já se envolveram em atividades até mesmo fora do clube, como grupos de ciclismo, o que também fortalece parcerias e amizades”, complementa.

No Rotary Guarani o projeto já é permanente, promovendo resultados como os do ano passado, quando os membros dobraram a meta de dez mil quilômetros a serem percorridos. “Eu, por exemplo, praticava esportes quando jovem, mas por muito tempo deixei de me exercitar e com o projeto comecei primeiro com caminhadas, mas já estou até enfrentando pedaladas mais longas. Senti uma grande diferença na minha saúde, não só no corpo, mas também na mente. Quando você está tenso, uma caminhada de meia hora é um extremamente relaxante”, discorre a secretária do Rotary Club Guarani.

A conselheira do Cojem Ana Paula Loch revela que nunca foi uma pessoa sedentária, mas sempre teve preguiça de praticar atividades na frequência que gostaria, então os Jojeps foram o incentivo que ela precisava. “Sempre gostei muito de praticar atividade física e durante minha adolescência fui atleta de basquetebol. Mas com o tempo e a vida corrida, somados com a preguiça, fui deixando de lado as práticas esportivas”, pontua. “Quem me conhece sabe que sou extremamente competitiva. Concorrendo à premiação maior, quero chegar ao final dos jogos com a pontuação máxima, simplesmente para me desafiar e mostrar que é possível”, confidencia.

Segundo ela, praticar atividade todos os dias transforma também a questão emocional. “Nas duas primeiras semanas eu estava em um nível de estresse elevadíssimo, pois tive que mudar minha rotina e organizar meus horários para cumprir a pontuação do dia. Passei a acordar 05h50 todos os dias e até meu corpo acostumar foi ‘tenso’. Mas a partir da terceira semana meu corpo e mente já aceitaram a nova rotina”, completa.

 

Incentivo

De acordo com Mascarenhas, a motivação tanto na atividade física comum quanto em esportes de rendimento é fundamental e, pelas características do ser humano gostar de viver em sociedade, quando uma pessoa consegue trazer outra com a qual ela tem afinidade para o esporte, é possível ter mais sucesso não só na execução da atividade, mas também na frequência. “Quando você passa a ter frequência, você começa a sentir falta do exercício, porque o seu corpo começa a responder aos estímulos proporcionados por ele, você está ambientado e precisa dar sequência para ter a liberação das endorfinas”, ressalta o profissional.

Atenção Todavia, motivação não é tudo. Para aqueles que não praticavam nenhum tipo de atividade física e pelo incentivo de alguém tomaram a decisão de começar, o educador físico alerta para que tenham alguns cuidados. “Para praticar um exercício físico é preciso respeitar o seu limite. Se vai começar uma caminhada ou andar de bicicleta, independente do exercício, que seja feito de forma gradual”, orienta.

Os membros do Cojem, por exemplo, são acompanhados por um educador físico e uma nutricionista. “Tanto para que não se excedam na prática das atividades, quanto para que atinjam seus resultados estipulados de perda de peso, gordura ou massa muscular por meio das avaliações, dicas e recomendações alimentares”, frisa Drechsler.

Mascarenhas indica aos viajantes de primeira viagem que tiverem possibilidade para que procurem uma academia personalizada, pois será possível montar um plano lógico de exercícios para dar sequência à atividade com mais segurança. “Mas mesmo acompanhado por um profissional, não tem como entrar do iniciante e passar para o avançado em pouco tempo”, enfatiza.

O profissional também pontua que é importante a pessoa buscar um médico para verificar como está sua condição para praticar a atividade desejada, especialmente na parte cardíaca e ortopédica. “Exagerar na atividade pode causar lesões, muito comuns nos joelhos, bem como os exageros de carga nas academias que podem gerar lesões musculares e até hérnia de disco”, alerta.

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.