Fale com a gente

Geral

Quatro Pontes esbanja qualidade de vida

Publicado

em

Carina Ribeiro/OP
Próximo objetivo é implantar a educação em tempo integral na rede municipal de ensino de Quatro Pontes

Todos somos números, seja na forma de RG, CPF, título de eleitor, senha da fila do banco ou estatísticas. Mas muito além disso, como humanos, somos muito mais complexos do que decorar toda a sequência de números que nos representam nas esferas civil, jurídica, política ou social. Precisamos mais do que ter nossas necessidades atendidas, precisamos buscar desenvolvimento.

Por conta disso, é grande o desafio dos municípios em conseguir contemplar de forma integral as demandas da população. Ainda assim, cidades de pequeno porte conseguem ter êxito e destaque estadual quando se trata de qualidade de vida. É o caso de Quatro Pontes, que conquistou a terceira colocação no ranking do Paraná entre os municípios com maior Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM).

De acordo com o prefeito Paulo Feyh, são amplos os esforços, em diversas frentes, para que Quatro Pontes tenha um ambiente favorável ao desenvolvimento da comunidade. “Recebemos a notícia da terceira colocação no ranking estadual com grande satisfação, pois os números apontados pelos indicadores representam a qualidade de vida da nossa população”, declara.

Ele atribui os resultados ao perfil empreendedor e engajado do povo quatro-pontense. “Nossa população tem o espírito voltado ao trabalho, à cooperação, ao cuidado com a saúde e tem a postura de investir localmente e trabalhar com a diversificação de culturas e atividades para ter mais de uma fonte de renda. Aliado a isso está a contrapartida que o município oferece, o acesso à cultura, à informação, ao trabalho, entre outros”, salienta o gestor.

Educação

O índice zero de analfabetismo em Quatro Pontes continua sendo uma referência da preocupação local com a educação. “Investimos fortemente na infraestrutura escolar e na valorização dos profissionais da educação. Para o próximo ano pretendemos fazer a aquisição de um sistema de ensino para que haja a padronização das atividades da escola municipal”, adianta Feyh.

Segundo ele, o caminho que a administração desenha para o setor educacional é a oferta, em um futuro breve, de educação em tempo integral na rede municipal de ensino. Para isso, o próximo passo a ser dado é a ampliação do número de salas de aula na Escola Municipal Dona Leopoldina.

“Estamos pleiteando recursos para a construção de mais salas e temos ainda um projeto encaminhado junto ao governo federal para que possamos ser contemplados com uma creche que ofereça atendimento em período integral”, acrescenta o Chefe do Poder Executivo.

Outra iniciativa do governo local é que este está negociando a permuta de um terreno nas proximidades do estabelecimento de ensino para a edificação de mais uma estrutura para o setor de educação.

Quanto às atividades culturais e esportivas, neste ano a municipalidade ampliou as opções na Casa da Cultura e também a participação de crianças nos esportes, a partir da contratação de profissionais. “A comunidade tem respondido muito bem a essa proposta de ampliação. Tudo isso se transforma em qualidade de vida”, reforça o mandatário.

Copyright © 2017 O Presente