Fale com a gente

Geral

Reforma da Previdência tem gatilho que pode elevar idade mínima a 67 anos

Publicado

em

 

Divulgação

 

A idade mínima de 65 anos para ter acesso ao benefício da aposentadoria deverá subir automaticamente de acordo com o aumento da sobrevida dos brasileiros, que é a quantidade de anos de vida após a aposentadoria.

A proposta de reforma da Previdência enviada ao Congresso na terça-feira (06) prevê uma espécie de gatilho de ajuste que aumenta a idade mínima para se aposentar conforme o crescimento da sobrevida dos brasileiros. Ou seja, quanto maior for o tempo de vida dos brasileiros após a aposentadoria, mais eles terão de trabalhar até ter direito a receber o benefício.

De a cordo com as projeções da equipe técnica do governo que elaborou o texto da reforma, a sobrevida do brasileiro deve aumentar mais dois anos até 2060. Até lá, portanto, a idade mínima para acessar o benefício deve sofrer dois ajustes, passando de 65 para 67 anos.

Atualmente, de acordo com os números do IBGE, a expectativa de sobrevida para quem tem 65 anos é de, aproximadamente, mais 18 anos.Pelo mecanismo do gatilho, quando o tempo de sobrevida do brasileiro subir para 19 anos, a idade mínima para se aposentar aumenta automaticamente para 66 anos.

Segundo o secretário da Previdência, MarceloCaetano, esse mecanismo de ajuste evita a necessidade de discutir novos projetos de reforma previdenciária nos próximos anos em razão da evolução demográfica da população, prolongando, assim, o efeito da reforma que o Governo encaminhou ao Congresso.

 

O que muda na Previdência

O governo de Michel Temer apresentou o projeto de reforma da Previdência com uma série de alterações nas regras atuais que atinge praticamente todos os trabalhadores. Para entrar em vigor, as mudanças ainda devem ser aprovadas pelo Congresso. A previsão é que isso ocorra em 2017.

Copyright © 2017 O Presente