O reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Zaki Akel Sobrinho, e equipe de pró-reitores estiveram reunidos com o prefeito Anderson Bento Maria e a equipe administrativa do município de Maripá no paço municipal, na última sexta-feira (06), ocasião em que houve a confirmação da implantação de um campus da instituição na cidade.
Inicialmente será implantado um curso de graduação, o de Engenharia em Aquicultura, devido ao destaque que o município possui na área da piscicultura. Após o encontro na prefeitura, a equipe administrativa conduziu os visitantes ao terreno escolhido e já adquirido para a construção do campus. Trata-se de uma área de 55 mil metros quadrados, localizada na saída secundária da cidade, próximo ao Centro de Eventos.
Segundo o reitor, o município foi preciso e rápido na escolha e aquisição do terreno. Nos próximos dias será emitida a escritura de transferência para a universidade, e a partir daí começa o trabalho da Pró-Reitoria de Administração (PRA) e da Prefeitura da Cidade Universitária (PCU), responsáveis pela abertura de licitações para contratação de projeto e empreiteira para dar início às obras no novo campus.
Segundo o prefeito, a administração solicitará verbas de emendas parlamentares para subsidiar a criação de um frigorífico-escola dentro do campus. Queremos ver Maripá crescer. Este campus é um marco histórico no desenvolvimento do município, que virá através do Ensino Superior. Este é o primeiro passo, quem sabe no futuro possamos oferecer mais cursos no município, comenta Anderson.
Após a visita ao terreno que o município doará para a universidade, o reitor, os diretores do setor Palotina, professores e comitiva que acompanhou as autoridades foram recepcionados no Centro de Eventos, onde foi servido um almoço à base de peixe.