Fale com a gente

Geral

Resíduos da Vale vazam no mar do Espírito Santo

Publicado

em

O Instituto Estadual de Meio Ambiente do Espírito Santo (Iema) fez uma fiscalização na Vale e constatou que há problemas no sistema de recuperação de água da mineradora, o que provocou um vazamento de resíduos no mar da Grande Vitória, na sexta-feira (1o). O sistema fica localizado entre Tubarão, na cidade de Vitória, e Praia Mole, na cidade de Serra.

"Pelo contato visual os efluentes que estão sendo lançados ao mar não aparentam estar com tratamento adequado. Análises indicarão se há parâmetros fora do padrão", informou o Iema, em nota.

A diretora-presidente, Andréia Carvalho, anunciou que vai multar a mineradora Vale.

“A Vale certamente será autuada com multa por dano ambiental e também será intimada a apresentar todos os estudos e laudos que a equipe exibir para a comprovação a cessação desse dano e a dimensão desse dano no mar, se é que a gente vai conseguir mensurar”, afirmou a diretora-presidente do Iema em entrevista à rádio CBN Vitória.

Ainda segundo ela, pode ter havido uma falha no sistema de tratamento de água da Vale.

“Caberá à empresa provar que não há. Mas o que nós estamos apurando é que há sim uma falha neste dimensionamento”, garantiu.

As fotos e vídeos feitos pelos técnicos mostram uma grande quantidade de água barrenta escorrendo em direção ao mar da Grande Vitória. Pelo vídeo, é possível ver que a água se mistura rapidamente ao mar. O Iema coletou amostras da água para serem analisadas em laboratório.

A Vale é uma das donas da Samarco, empresa responsável pelas barragens que se romperam em novembro de 2015 em Mariana (MG), causando um dos maiores desastres ambientais do país.

Em nota, a Vale informou que todos os equipamentos de drenagem estão funcionando normalmente.

"Cabe ressaltar que este procedimento é previsto junto aos órgãos ambientais em situações de chuva extrema, que o material é inerte e já havia passado pelo sistema de tratamento, sendo lançado por um ponto licenciado pelo órgão ambiental e monitorado constantemente pela Vale. A Vale comunicou o ocorrido imediatamente ao órgão ambiental e realizou a coleta do material para análise físico-química. Os resultados das primeiras análises mostram que o material está dentro dos parâmetros técnicos definidos. O relatório será encaminhado ao Iema".

O Globo

Copyright © 2017 O Presente