| Felipe Fachini |
|---|
![]() |
| Registro da reunião que tratou sobre o destino dos resíduos da construção |
Tendo por local a sala de reuniões da Prefeitura de Toledo, foi realizado nesta terça-feira (27) um encontro para apresentação do relatório da viagem técnica feita pelo secretário do Meio Ambiente, Leoclides Bisognin, e do engenheiro responsável pelos resíduos sólidos, Flávio Augusto Scherer. A viagem passou por Londrina e Cornélio Procópio, no Paraná, e por Sorocaba e Itu, em São Paulo.
O objetivo desta viagem foi buscar subsídios técnicos sobre gestão de resíduos sólidos. O município de Toledo precisa regularizar, em 2014, a lei de resíduos da construção civil. Durante a reunião foram discutidas as próximas medidas do plano de gerenciamento destes materiais que, segundo o secretário Leoclides Bisognin, segue bem encaminhado em Toledo.
Após essa viagem posso dizer que já caminhamos bastante, mas ainda existem vários setores para serem melhorados. Um dos pontos que estamos discutindo é como ampliar o recolhimento de matérias recicláveis e sua distribuição, para diminuir a quantidade de rejeitos enviados para o aterro sanitário. É possível reciclar mais, afirmou.
O prefeito Beto Lunitti ressaltou o desejo e o apoio da prefeitura em tornar realidade o projeto. Após ver esses modelos, o nosso desejo é avançar. Queremos colocar a cidade de Toledo como modelo não só no gerenciamento mais também na coleta, manuseio e manejo do nosso lixo.
Beto ainda frisou que existe um empenho da prefeitura em resolver os problemas relacionados à coleta dos recicláveis para evitar danos à saúde pública. Se tivermos uma coleta eficiente, vamos inibir o acúmulo que vimos no início deste ano onde recolhemos, por meio dos mutirões da dengue, aproximadamente 900 tolenadas de materiais que podem ser reciclados, finalizou.
