Fale com a gente

Geral

Richa determina divulgação do salário dos servidores

Publicado

em

O governador Beto Richa determinou ontem (30) a publicação na internet do salário dos servidores estaduais. Com isso, o Governo do Paraná passa a informar de forma individualizada os vencimentos dos funcionários ativos, inativos, pensionistas e ocupantes de cargos em comissão. As informações estarão disponíveis no Portal da Transparência a partir de amanhã (1º).

“O nosso governo tem compromisso com a transparência pública. E agora, superadas as barreiras técnicas, determinei de imediato a publicação dos salários dos servidores públicos”, destacou o governador. “É uma demanda da sociedade e que estamos atendendo neste momento. As vozes das ruas foram e continuarão sendo ouvidas pelo nosso governo”, emendou.

O acesso às informações administrativas dos órgãos públicos do Paraná foi determinado pelo governador por meio do decreto estadual 8020, assinado em 16 de abril de 2013. Entre os vários dispositivos, o decreto obriga a publicação de todos os atos referentes aos servidores, incluindo comissionados e inativos, com a discriminação do nome, subsídio, vencimento ou provento e lotação.

Qualquer pessoa poderá fazer consulta dos cerca de 300 mil nomes disponíveis. No Portal da Transparência, com acesso pelo site do Governo do Paraná (www.pr.gov.br), o internauta encontrará o menu Pessoal. Ao clicar, serão abertos os subitens Poder Executivo, Inativos e Pensionistas, Pensões Especiais, Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista de Capital Fechado e Entes de Cooperação Governamental.

Após digitar o nome do servidor do qual se pretende ter acesso aos dados, será solicitado o código de segurança. Da consulta resulta um quadro com o nome, órgão de vinculação, local de lotação, situação funcional e a remuneração, que corresponde à soma das vantagens normais devidas no mês de referência pesquisado. “Todo cidadão pode ter acesso de forma simples e rápida”, assegurou a secretária estadual da Administração e da Previdência, Dinorah Botto Portugal Nogara.

Copyright © 2017 O Presente