O aquecimento da economia eacute; vis iacute;vel no munic iacute;pio de Marechal C acirc;ndido Rondon quando observados dados referentes agrave; coloca ccedil; atilde;o de pessoas no mercado de trabalho pelo Sine. No m ecirc;s de fevereiro, a ag ecirc;ncia local sagrou-se a quinta melhor colocada em todo o Estado do Paran aacute; na inser ccedil; atilde;o de trabalhadores, com um total de 300 colocados. O resultado s oacute; ficou atr aacute;s de Curitiba, S atilde;o Jos eacute; dos Pinhais, Ponta Grossa e Umuarama, enquanto superou os n uacute;meros registrados nas ag ecirc;ncias de Londrina, Maring aacute;, Foz do Igua ccedil;u e Cascavel.
De acordo com o gerente da ag ecirc;ncia rondonense, Adelar Neumann, apesar de n atilde;o se ter ainda n uacute;meros referentes a mar ccedil;o das demais ag ecirc;ncias do Estado, eacute; poss iacute;vel que o munic iacute;pio novamente figure entre os melhores, j aacute; que o m ecirc;s fechou com 315 coloca ccedil; otilde;es, 15 a mais do que o resultado de fevereiro.
Na avalia ccedil; atilde;o do primeiro trimestre deste ano em compara ccedil; atilde;o ao mesmo per iacute;odo de 2009, houve uma alta de cerca de 51% no n uacute;mero de colocados (de 482 para 729).
O n uacute;mero de vagas de trabalho durante o primeiro trimestre de 2010 tamb eacute;m aumentou em rela ccedil; atilde;o ao ano passado, passando de 705 vagas em 2009 para 1.317 neste ano, alta que representa em torno de 86%.
A partir do aumento de vagas, houve ainda um movimento maior no n uacute;mero de encaminhamentos de candidatos para entrevista de emprego. Se no ano passado foram realizados 1.550 encaminhamentos no primeiro trimestre, de janeiro a mar ccedil;o deste ano foram 2.646 encaminhamentos, alta de aproximadamente 70%.
Em movimento contr aacute;rio, o n uacute;mero de pessoas inscritas na ag ecirc;ncia agrave; procura de trabalho caiu em torno de 13% nos trimestres comparados, passando de 1.725 para 1.498 inscritos.
Motivos
Dentre os motivos que provocaram incremento de vagas e de contrata ccedil; otilde;es, Adelar aponta quatro raz otilde;es: a retomada do ritmo de produ ccedil; atilde;o e reavivamento da economia, j aacute; que no ano passado foram sentidos os reflexos da crise; a safra maior do que a do ano passado, o que tem efeito direto no consumo, no com eacute;rcio e na gera ccedil; atilde;o de empregos; as pol iacute;ticas p uacute;blicas da administra ccedil; atilde;o municipal, por meio da qualifica ccedil; atilde;o de m atilde;o-de-obra, incentivos e apoio ao pequeno empreendimento; al eacute;m da forma de trabalho desenvolvida pela equipe da ag ecirc;ncia do trabalhador, com acompanhamento dos casos encaminhados e preenchimento de vagas.
Pequenas
Do ponto de vista de Adelar, um fato incomum que chamou a aten ccedil; atilde;o neste ano foi que as pequenas empresas responderam por quase 50% das contrata ccedil; otilde;es, enquanto o setor industrial ficou com a outra metade. ldquo;Os dados s atilde;o interessantes porque quase 50% das vagas preenchidas foram ofertadas por empresas menores, gerando um ou dois empregos, o que leva a acreditar, entre outros fatores, que a economia local est aacute; tendo um oacute;timo momento, gra ccedil;as a pol iacute;ticas p uacute;blicas adotadas pela administra ccedil; atilde;o, que foram decisivas para fortalecer o conjunto da economia rdquo;, analisa.
Por outro lado, o gerente acredita que ao longo do ano o setor industrial deve liderar o crescimento econ ocirc;mico e a gera ccedil; atilde;o de empregos, principalmente os segmentos de alimentos e bebidas.
D eacute;ficit
Apesar do alto iacute;ndice de coloca ccedil; atilde;o de trabalhadores no mercado, os n uacute;meros ainda poderiam ser maiores. Somente no m ecirc;s de mar ccedil;o foram criadas no munic iacute;pio 549 vagas de trabalho, enquanto os contratados por intermedia ccedil; atilde;o do Sine somaram 315, d eacute;ficit de cerca de 42% (234 vagas n atilde;o preenchidas).
A principal car ecirc;ncia do munic iacute;pio ainda eacute; a m atilde;o-de-obra qualificada. Segundo Adelar, para se ter uma ideia, enquanto nesse primeiro trimestre foram abertas dez vagas para a fun ccedil; atilde;o de torneiro mec acirc;nico, foram realizados somente cinco encaminhamentos; tr ecirc;s vagas para eletricista bobinador n atilde;o tiveram nenhum candidato, assim como as seis vagas para analista de cr eacute;dito e duas para pintor de autom oacute;veis. ldquo;Faltam pessoas que tenham a qualifica ccedil; atilde;o exigida para preenchimento das vagas rdquo;, resume.
Em raz atilde;o disso, conforme o gerente do Sine, algumas institui ccedil; otilde;es est atilde;o realizando um trabalho conjunto de levantamento das principais necessidades de capacita ccedil; atilde;o, no sentido de viabilizar cursos espec iacute;ficos. ldquo;Prefeitura municipal, por interm eacute;dio das secretarias de Ind uacute;stria, Com eacute;rcio e Turismo e Assist ecirc;ncia Social, Sine e o Sindicato do Com eacute;rcio Varejista (Sindicomar) est atilde;o buscando fazer um diagn oacute;stico sobre as voca ccedil; otilde;es do munic iacute;pio, as vagas e quais seriam os cursos mais adequados para serem ofertados em Rondon rdquo;, descreve.
Atualmente, observa Adelar, pessoas para exercer as fun ccedil; otilde;es de torneiro mec acirc;nico, soldador, mec acirc;nico industrial, t eacute;cnico em enfermagem e t eacute;cnico em seguran ccedil;a do trabalho s atilde;o as mais em falta no munic iacute;pio.
Competitividade
J aacute; as vagas de trabalho mais disputadas no munic iacute;pio, de acordo com o gerente, s atilde;o as de auxiliar de escrit oacute;rio (m eacute;dia de 15 por vaga no trimestre); auxiliar de dentista e telefonista (13 por 01); recepcionista, ajudante de motorista e balconista (10 por 01). ldquo;Para ser um candidato eacute; preciso se enquadrar no perfil exigido pelo contratante. Para disputar as vagas eacute; importante ter qualifica ccedil; atilde;o espec iacute;fica, al eacute;m de curso de inform aacute;tica, cursos de autoconfian ccedil;a, autoestima, eacute;tica profissional, lideran ccedil;a, comunica ccedil; atilde;o e uma boa escolaridade rdquo;, orienta.
lt;galeria / gt;