Lideranças de Marechal Cândido Rondon devem se reunir, possivelmente ainda no final deste mês, em Curitiba, com o reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Carlos Eduardo Cantarelli, para expor o projeto que visa pleitear a instalação de um campus da instituição no município.
A informação é do professor Alvori Ahlert, em visita ao Jornal O Presente, ontem (04). Ele foi escolhido como interlocutor da comunidade com o meio político nesta iniciativa, em razão de sua ligação político-partidária com o PT.
A audiência deve contar com a presença de representantes da comissão local que foi formada para tratar do assunto. A iniciativa foi encabeçada pela Associação Comercial e Empresarial (Acimacar), ainda na gestão do ex-presidente Luciano Cremonese e teve continuidade sob a presidência de Josué Maioli.
A expectativa é que o prefeito Moacir Froehlich também participe do encontro, assim como o deputado estadual Elton Welter, que está fazendo a ponte com o reitor, e demais autoridades e empresários. Alvori relembra que neste ano foi elaborado um estudo com a intenção de implantar uma unidade da UTFPR no município, seja como extensão do campus de Toledo ou um campus próprio.
Inicialmente, a comissão entendeu que seria mais rápido e viável se pleiteássemos uma extensão do campus de Toledo para Marechal Rondon. Por isso, a comissão entregou um projeto neste sentido, que contempla levantamento do potencial econômico do município e da microrregião, para a diretora do campus toledano, Viviane da Silva Lobo. Ela, por sua vez, encaminhou o material para a Reitoria da UTFPR. Este projeto foi cadastrado e está sendo avaliado pela equipe técnica. O primeiro retorno que tivemos da diretora é de que não seria uma extensão, mas estaria se abrindo a possibilidade de discussão de um campus da UTFPR para Marechal Rondon, revela.
Como o reitor da Universidade Tecnológica está na Espanha, assim que ele retornar será agendada a reunião e a comissão local vai dialogar para defender o pleito. Essa proposta é muito bem acolhida e, segundo as palavras do próprio deputado Elton Welter, ele vai fazer a defesa deste projeto para o nosso município, declara o rondonense.
Ainda ontem, Alvori esteve com o diretor-geral da Itaipu Binacional, Jorge Samek, que também foi informado sobre a intenção de Marechal Rondon contar com um campus da UTFPR. O objetivo é que ele interceda pelo município junto aos políticos responsáveis, mostrando a importância e a necessidade do campus para o Marechal Rondon e região, destaca.