Fale com a gente

Geral

Saiba mais sobre os suplementos vitamínicos e nutracêuticos

Publicado

em

Alimentar-se bem para manter a saúde e a forma tem sido uma preocupação constante na vida dos brasileiros. Porém, como nem sempre é possível preparar alimentos frescos ou comer com tranquilidade, muitas vezes os médicos e nutricionistas podem indicar o consumo de suplementos vitamínicos e nutracêuticos. Esses complementos não substituem a alimentação equilibrada, mas servem para ajudar a suprir as quantidades de vitaminas e aminoácidos que não são obtidas naturalmente.

Por se tratar de algo relacionado às necessidades individuais, é necessário que o interessado em utilizar um suplemento consulte um médico ou nutricionista. Esses profissionais são capazes de verificar o quanto de vitaminas e aminoácidos o paciente não consegue ingerir naturalmente pela alimentação e, assim, indicar a melhor dosagem.

As vitaminas são substâncias que o organismo não é capaz de produzir, mas que são fundamentais em diversas atividades metabólicas. Já os aminoácidos são responsáveis por formar as proteínas, e são essenciais principalmente para quem pratica atividade física. A ingestão desses suplementos não engorda, diferentemente do que muitos acreditam, pois eles não possuem valor energético.

Vitaminas

Entre as vitaminas mais consumidas estão a A, que previne a anemia e fortalece o sistema imunológico; a C, que tem propriedades antioxidantes e ajuda no sistema circulatório; e a D, que regula a absorção de cálcio e fortalece os ossos. Além de contribuir para um organismo mais saudável, as vitaminas também são importantes para aspectos estéticos, como a renovação da pele, do cabelo e das unhas.

Fibras alimentares

Encontradas principalmente em verduras e frutas, as fibras ajudam na absorção de água e no trânsito intestinal. Quando o indivíduo tem carência delas, é comum ter problemas como prisão de ventre. Nesse caso, é possível consumi-las em pó no preparo de alimentos ou em cápsulas.

Aminoácidos

Como já foi dito, os aminoácidos auxiliam na produção de proteínas. Há diversos tipos, como a glutamina , que é fonte de energia para o sistema imunológico e atua diretamente no crescimento muscular. A creatina também é bastante consumida, principalmente após exercícios com repetição da mesma carga.

Copyright © 2017 O Presente