O Presente
Geral

Santa Helena pode ter hospital de atendimento especializado

calendar_month 29 de agosto de 2013
3 min de leitura
O Presente
Prefeitos, vice-prefeitos, secretários de Saúde, dentre outros, visitaram o Hospital e Maternidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que está sendo ampliado e pode ser transformado em hospital municipal

Prefeitos, secretários de Saúde e assessores de sete municípios da região estiveram reunidos ontem (28), em Santa Helena, para discutir a implantação de uma nova estrutura hospitalar. Uma parceria microrregional viabilizará, na cidade santa-helenense, uma unidade especializada de atendimento. Uma das possibilidades levantadas é o atendimento ortopédico.

A partir da união de Santa Helena, Missal, Itaipulândia, São José das Palmeiras, Diamante do Oeste, Entre Rios do Oeste e Pato Bragado, juntamente com o Governo do Estado, será possível a compra de uma estrutura, já construída no município e em fase de ampliação, onde hoje funciona a Maternidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, para transformá-la em hospital de especialidade.

Consenso entre os representantes dos demais municípios, ortopedia é uma vocação nas quais os problemas são mais acentuados e que, com o hospital especializado em Santa Helena, teria uma melhora significativa. O ponto positivo é o posicionamento geográfico, o que encurtaria a distância para transporte dos pacientes. Atualmente, essa especialidade é atendida em cidades como Toledo, Cascavel e Foz do Iguaçu.

Dentro deste contexto, e tendo em vista a necessidade por atendimento, o primeiro contato entre os gestores da região, que também teve a participação do prefeito de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, findou com expectativa positiva quanto à implementação da nova estrutura. Micheletto participou da reunião para compartilhar com os demais prefeitos e secretários a experiência que tem no município quanto à implantação de atendimento especializado.

A ideia de construir uma unidade em Santa Helena partiu de conversa entre o chefe da 20ª Regional de Saúde de Toledo, Odacir Fiorentin, e o prefeito Jucerlei Sotoriva. A partir disso houve o envolvimento dos municípios parceiros.

Desafio aceito

De acordo com Fiorentin, a primeira tentativa foi implantar uma estrutura maior no Hospital Municipal Dr. Cruzatti, de Marechal Cândido Rondon. O objetivo era ampliar dos atuais 19 para 50 leitos, incluindo dez UTIs. Diante da negativa do prefeito Moacir Froehlich, buscaram-se outras alternativas.

“Decidimos então procurar o município de Santa Helena, pois não poderíamos mais aguardar essa possibilidade (de ampliar a estrutura rondonense) diante da demanda que se tem. O prefeito de Santa Helena aceitou esse desafio. Provavelmente o município vai comprar um hospital da cidade para torná-lo filantrópico com dez leitos de UTIs e com toda estrutura de retaguarda para atender as cidades de Missal, Itaipulândia, São José das Palmeiras, Diamante do Oeste, Entre Rios do Oeste e Pato Bragado”, pontua.

O diretor da 20ª Regional de Saúde comenta que a grande pergunta que se tem é quem vai bancar toda a estrutura, e ele mesmo responde: “Primeiro que serão hospitais públicos. Segundo que serão hospitais nos mesmos moldes do Bom Jesus de Toledo, em que o Governo do Estado aporta recursos no HospSUS (Programa de Apoio e Qualificação de Hospitais Públicos e Filantrópicos do SUS Paraná), que hoje atinge R$ 210 mil por mês. Este investimento será demandado também para hospitais públicos. Além disso, vamos contratar o serviço desses municípios, como as UTIs, com contratos administrativos. Essas cidades, que hoje contratam serviço via Ciscopar (Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná) e Hospital Bom Jesus, passarão a contratar o serviço do hospital de Santa Helena”, esclarece.

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.