Fale com a gente

Geral

Santa Helena sediará Encontro sobre Agroecologia

Publicado

em

Duzentos e cinquenta representantes de todos os setores envolvidos com a agroecologia nos 29 municípios da Bacia do Paraná 3 (BP3), são esperados nos dias 1º e 02 de agosto, em Santa Helena, para discutir de forma participativa, entre vários assuntos, o desenvolvimento de agriculturas com bases sustentáveis, a busca de novos valores e a valorização da natureza como substancial à vida.

O momento para a troca de experiências e aprendizado será realizado no VI Encontro Regional de Agroecologia (ERA). As discussões serão aliadas à prática nas oficinas sobre alimentação escolar saudável, plantas medicinais, bioconstruções, olericultura, produção de leite e de frutíferas agroecológicas, produção de aves caipiras, experiências práticas na revitalização de solos, apicultura/meliponicultura e, no segmento da juventude e meio ambiente, associado à sucessão familiar.

Em sintonia com o ERA acontecerá no pavilhão da Paróquia Santo Antônio, a XXIII Feira Vida Orgânica e da Agricultura Familiar, espaço que pretende estimular a integração da cadeia produtiva na promoção do desenvolvimento regional sustentável. De acordo com o coordenador do Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável – inserido no Programa Cultivando Água Boa (CAB) – e coordenador do Comitê Gestor de Agricultura Sustentável da Bacia do Paraná 3, Sérgio Angheben, no ano passado o evento contou com a participação de 330 pessoas.

O coordenador alerta para o fato de este ano as vagas são limitadas em 250 pessoas e que a inscrição no valor de R$ 20 para estudante e profissional da área, pode ser feita no site www.biolabore.org. Os agricultores são isentos da taxa de inscrição. Entre os palestrantes de renome nacional que estarão participando do ERA, destaca-se o do professor doutor da Universidade de São Paulo (USP), Carlos Armênio Khatounian, que irá abordar a temática “Agroecologia, Patrimônio e Soberania”. Sua participação será no dia 1º de agosto.

No dia 02, está programada uma mesa redonda sobre “Agroecologia como ferramenta para o desenvolvimento sustentável”, envolvendo o professor doutor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Paulo José Mayer; o diretor de Coordenação da Itaipu, Nelton Friedrich; da Embrapa/Pantanal, Alberto Feiden e o dirigente do setor de produção do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra do Paraná (MST/PR), Armelindo da Rosa. A moderação da mesa será feita pelo engenheiro agrônomo que integra a equipe da Itaipu, João José Passini.

Copyright © 2017 O Presente