O Presente
Geral

Secretaria de Saúde de Maripá é contemplada com computador

calendar_month 27 de agosto de 2013
2 min de leitura
Divulgação
Entrega do computador à Secretaria de Saúde de Maripá

Na última segunda-feira (26), a Secretaria de Saúde de Maripá recebeu da Secretaria Estadual de Saúde, através 20a Regional de Saúde de Toledo, um computador para ser utilizado no fortalecimento da rede de informação em Saúde do Trabalhador no Paraná.

O repasse dos equipamentos de informática para o município visa o fortalecimento da Atenção à Saúde do Trabalhador no Estado do Paraná, tendo como metas o aumento das notificações de agravos associados ao trabalho; Investigação dos óbitos e amputações relacionados ao trabalho, entre outros.

A Secretaria de Saúde de Maripá vem incorporando ações relacionadas à Saúde do Trabalhador, desenvolvendo palestras, notificações e investigações dos acidentes de trabalho e outras doenças relacionadas ao labor no município, através do setor de Vigilância em Saúde. Para a diretora de Saúde, Clarice Fischer Angelotti, o trabalho pode provocar acidentes ou doenças das mais variadas formas.

O trabalhador muitas vezes não possui as informações mínimas sobre os riscos que vai encontrar em seu local de trabalho e o resultado são doenças como surdez, originada em um ambiente de trabalho ruidoso, lesões por esforços repetitivos e as mais várias formas de intoxicação relacionadas à exposição a substâncias químicas presentes nos ambientes de trabalho.

Somam-se a estes, outros tipos de doenças que muitas vezes não são relacionamos facilmente ao trabalho. Por outro lado, o trabalho temporário e sem carteira assinada, torna as atividades laborais mais perigosas para uma mão-de-obra mais exposta a riscos, muitas vezes sem o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

As ações na área de saúde do trabalhador são voltadas à formulação e implementação de políticas de proteção à saúde e a vida, visando à redução e eliminação do adoecimento e morte resultantes das condições, dos processos e dos ambientes de trabalho, bem como o aprimoramento da assistência à saúde dos trabalhadores.

O foco de atuação do município de Maripá são todos os trabalhadores presentes na área urbana e rural, abrangendo os trabalhadores do mercado formal, com carteira assinada ou não, do mercado informal, autônomos, funcionários públicos, desempregados e aposentados. Os agravos que podem estar relacionados às condições de trabalho somam mais de 250 doenças diferentes, todas catalogadas pelo Ministério da Saúde.

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.