O Presente
Geral

Segurança e Trânsito alerta sobre radar móvel e uso das rotatórias

calendar_month 12 de agosto de 2013
3 min de leitura
Ademir Herrmann
O desrespeito à preferência nas rotatórias e o abuso na velocidade na Avenida Irio Welp preocupam a Secretaria de Trânsito

A Secretaria Especial de Coordenação de Programas em Segurança e Trânsito de Marechal Cândido Rondon está fazendo um alerta aos motoristas quanto ao uso do radar móvel pela Polícia Militar. O radar está em fase de testes há cerca de 15 dias e dentro do cronograma da secretaria em aproximadamente mais 15 dias deverá entrar em operação de forma definitiva, aí com notificações e elaboração de autos de infração para aqueles que forem pegos infringindo as Leis de Trânsito, em especial desrespeitando a velocidade da via.

Segundo o secretário Especial de Coordenação de Programas em Segurança e Trânsito Jossoé Hahn Pinto, os resultados apresentados neste período de teste do radar móvel já são satisfatórios, pois muitas pessoas estão assimilando a necessidade de desenvolver a velocidade correta.

O secretário observa que juntamente com o setor de Trânsito da Polícia Militar, estão sendo estudados os pontos mais críticos da cidade e em breve será feita uma campanha de conscientização. Para ele, é importante que os motoristas estejam atentos às orientações da Polícia Militar.

Resultados

O secretário Especial de Coordenação de Programas em Segurança e Trânsito observa que alguns resultados já foram alcançados neste período de testes do radar móvel. “Inclusive foram observados resultados que estão inseridos em recente levantamento da Polícia Militar que aponta a diminuição de 30% nos acidentes de trânsito na cidade” observa.

Nos próximos dias novas informações serão repassados aos motoristas antes do início das autuações e multas que resultarão das infrações verificadas através da atuação definitiva do radar móvel. “A ideia é que possamos, só com o trabalho de prevenção, reduzir o número de acidentes que ocorrem em função da alta velocidade. Se é possível reduzir 30%, podemos chegar a 50, 80 ou 90%”, alerta.

Jossoé Hahn Pinto lembra que muitas vezes o aprendizado não vem pelo amor e sim pela dor. E a dor neste caso é a multa que pode resultar do desrespeito à velocidade. Segundo ele as eventuais multas que vierem não podem ser interpretadas como repressão ou punição, e sim como educação para que num futuro bem próximo tenhamos um trânsito melhor para todos.

Irio Welp

Outro alerta da Secretaria diz respeito ao uso das rotatórias da Avenida Irio Welp. Moradores e usuários estão reclamando que com a nova pista do trecho remodelado muitos motoristas que seguem pela Avenida Irio Welp, nos dois sentidos, estão desenvolvendo velocidades acima do permitido e atravessando as rotatórias sem respeitar os que atravessam a Avenida, apesar da boa sinalização instalada no local.

O secretário Jossoé Hahn Pinto faz um alerta para que os motoristas respeitem as rotatórias dando preferencia a quem está circulando conforme determina o Código de Trânsito. Outra orientação é para que os motoristas obedeçam a regra de trânsito que diz que em todo cruzamento a velocidade máxima permitida é de 20 quilômetros por hora.

O secretário observa também a importância de o motorista saber interpretar a sinalização de trânsito. “Todas as melhorias que estão sendo feitas no trânsito visam melhorar as condições para todos os usuários. É importante lembrar que todos devem fazer a sua parte e o motorista tem a obrigação de saber interpretar os sinais e placas de trânsito para evitar acidentes desnecessários”, completa Jossoé Hahn Pinto.

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.