| Carina Ribeiro/OP |
|---|
![]() |
| Lançamento da Semana Literária, ontem (11), no Sesc |
Cinco dias de vivências intensas em prol do contato com a literatura. Essa é a proposta da Semana Literária promovida pelo Sesc e que acontecerá em Marechal Cândido Rondon a partir da próxima segunda (16) até sexta-feira (20). Durante a programação deste ano, haverá palestras, debates, oficinas, contação de histórias e outras atrações.
De acordo com o gerente executivo do Sesc, Junior Paulinho Niszczak, a perspectiva é contar com a participação de cerca de duas mil pessoas nas atividades. A edição deste ano tem como slogan Leitor, cadê você? e o autor homenageado será o mineiro Bartolomeu Campos de Queirós.
Conforme o gerente, o evento é voltando tanto ao público infantil, jovens e adultos. O objetivo é oferecer uma programação riquíssima aos participantes, enfatiza. A Semana Literária contará com estações que serão visitadas pelo público participante. Elas serão instaladas na própria unidade do Sesc.
Programação
A abertura da programação será marcada pela apresentação musical “A mulher das palavras”, com a escritora e poeta paranaense Karen Debértolis, que propõe um diálogo entre a poesia e a música, em uma apresentação que inclui a participação de uma banda. Ela acontecerá a partir das 20 horas da próxima segunda-feira, no Clube Concórdia, sendo necessário agendamento de participação junto ao SAC do Sesc, pois as vagas são limitadas em 300.
Diariamente, na semana, haverá exposição, mostra e comercialização de livros de vários gêneros, com preços acessíveis, a partir de parceria com a Livraria Nota 10. A exposição acontece das 08 às 18 horas, no hall de entrada do Sesc.
Nos dias 17, 18 e 19 haverá palestra “Bate-papo sobre leitura e literatura”, às 10 e às 15 horas, no Salão Social do Sesc, tendo como público alvo professores, alunos do Ensino Médio e comunidade em geral. A intenção é promover um debate sobre a falta de leitura na sociedade como sendo um dos maiores entraves para o desenvolvimento do país. Também haverá leitura e interpretação de obras literárias.
“Uma viagem pelas tradições populares” é a proposta de contação de histórias programada para o dia 18, com a Companhia Malas Portam, às 10 e às 14 horas, no Sesc. A atividade é voltada a crianças a partir de sete anos e deve ser agendada no serviço de atendimento do Sesc. No encontro, o público conhecerá a Mala Pout Pourri, que carrega um espetáculo cheio de surpresas, envolvendo contos, travalínguas, parlendas e cantigas.
Já às 20 horas do dia 18, no auditório da Unioeste, acontecerá palestra tendo como tema “A força do escritor”, com a jornalista, professora e crítica de arte Verônica Stigger e com o escritor Carlos Eduardo de Magalhães. Interessados devem se inscrever no Sesc.
Para o dia 19 está reservado um momento de contação de histórias com Espetáculo de bonecos, que ficará por conta da Companhia Mapinguary. O atrativo ocorrerá às 10 e às 14 horas no Sesc, sendo direcionado a crianças a partir de sete anos.
