| Larissa Vier/RBS TV |
|---|
![]() |
| São Joaquim registrou -1ºC nesta quarta-feira |
O município de São Joaquim, na Serra de Santa Catarina, voltou a registrar neve no início da manhã desta quarta-feira (14), que começou a cair por volta das 7h17 e durou cerca de cinco minutos. Segundo o meteorologista Leandro Puchalski, a combinação de nuvens e chuva trouxe os primeiros flocos de neve para a cidade no final da madrugada desta quarta. Os termômetros marcaram -1ºC na cidade.
O meteorologista informou que segue a previsão de neve para o decorrer do dia entre as regiões da Serra, Meio-Oeste e Oeste, nas cidades mais altas do estado. “É importante destacar que os dados atualizados da madrugada indicam que em algumas cidades a neve poderá até acumular”, explica.
Conforme Puchalski, o dia começa com baixas temperaturas em todas as regiões de Santa Catarina, mas principalmente entre o Oeste, o Meio Oeste e a Serra, onde as temperaturas no amanhecer variaram entre 5ºC e 7ºC, chegando a temperatura negativa no Morro da Igreja, -0,9ºc.
Como afirmou a Epagri/Ciram, havia chance de chuva congelada e neve para esta quarta nas áreas mais altas do estado. Ainda de acordo com as informações, uma frente fria mantém a previsão de chuva na maioria das regiões em boa parte do dia.
Neve histórica
Entre os dias 22 e 25 de julho, 113 cidades catarinenses registraram neve, segundo dados da Epagri/Ciram. Municípios do Oeste, da Serra, do Vale do Itajaí e da Grande Florianópolis estavam na lista. O meteorologista Marcelo Martins disse que o fenômeno pode ser considerado histórico pela espacialidade e abrangência.
A região do Morro do Cambirela, situada no município de Palhoça, na Grande Florianópolis, amanheceu coberta de neve no dia 23 de julho. Muitas cidades do estado não registravam a ocorrência de neve há muitos invernos. No Vale do Itajaí, por exemplo, o fenômeno não era visto há 13 anos. No Morro do Cambirela, a última neve registrada foi em 1984.
Paraná
Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, a nebulosidade da frente fria ainda atua nas regiões leste, Campos Gerais e norte pioneiro do Estado. Chuvas fracas devem ocorrer nestes setores do Estado, principalmente no período da manhã. Na retaguarda do sistema frontal, uma intensa massa de ar frio se desloca sobre o norte da Argentina e o Rio Grande do Sul em direção aos demais estados da região Sul.
O tempo volta a ficar estável no decorrer da tarde e da noite, e o frio aumenta de forma muito rápida em todas as regiões paranaenses. Com o vento predominando do quadrante sul, o frio será mais ainda mais rigoroso no Estado.
Em Marechal Cândido Rondon, os termômetros marcam agora 9°, com céu encoberto e vento moderado. Para esta semana, a máxima não deve passar dos 18°C, com possibilidade de geada amanhã (15) e sexta-feira (16).
