Fale com a gente

Geral

Simepar prevê geada na terça-feira na região Oeste

Publicado

em

Praticamente um mês após o início do inverno, na semana que vem, deve ocorrer a primeira geada na região Oeste paranaense. Esta é a previsão do Instituto Meteorológico Simepar. A meteorologista do instituto, Scheila Paz, informou à reportagem de O Presente que o fenômeno poderá ocorrer no amanhecer da próxima terça-feira (23), devido a um intenso resfriamento que será ocasionado pela presença de uma massa polar nesta região do Estado.

“A confirmação desse fenômeno depende de como o tempo vai se comportar até lá. Por se tratar de um período ainda distante em relação à nossa janela de previsão, pode ser que ocorram mudanças em relação à intensidade do evento”, ressalta.

A partir de hoje (18), a previsão do instituto é de chegada de uma frente fria à região. “As frentes frias trazem chuvas, sendo que este sistema será bastante abrangente em todo o Estado. O frio já poderá ser sentido hoje, mas será ocasionado pela presença de nuvens e falta de aquecimento solar. Já o resfriamento devido ao sistema polar será após a chuva de domingo e será bem mais marcado na semana que vem”, descreve Scheila.

O resfriamento de segunda-feira, associado ao dia ensolarado, poderá favorecer a formação de geada, complementa a profissional. Ela lembra que a partir da próxima semana as ocorrências de frio intenso serão mais frequentes.

“No ano passado o último evento ocorreu em outubro e inclusive foi muito forte, gerando a formação de geada fora de época”, rememora. Já em relação aos registros históricos, o normal é que o risco de geada seja latente até setembro. 

Variação

As temperaturas mínimas e máximas registradas nos últimos dias na região, conforme a meteorologista, não fogem ao registro histórico de temperaturas. Segundo ela, alguns dias amanheceram com cerca de 5ºC e na parte da tarde chegaram a atingir 27ºC em Toledo, por exemplo, assinalando intensa variação.

“Observamos que por enquanto havia uma condição em que o frio não era tão intenso, o que é considerado normal para esta época do ano, já que o inverno demora um pouco a se configurar”, declara a meteorologista do Simepar.

Copyright © 2017 O Presente