O Presente
Geral

Sistema congestiona e prejudica atendimento no Sine

calendar_month 30 de agosto de 2011
4 min de leitura
Carina Ribeiro/OP
Na parte da manhã de ontem (29), somente pôde ser feita atualização de dados no cadastro dos trabalhadores, enquanto encaminhamento do seguro voltou a funcionar na parte da tarde

 

O primeiro dia de atendimento após a instalação do novo sistema nas agências do trabalhador (Sine) em Marechal Cândido Rondon e municípios da região foi de problema gerado por congestionamento. De acordo com o gerente da unidade rondonense, Adelar Neumann, o novo sistema apresentou travamento devido ao grande número de acessos, o que impossibilitou o encaminhamento de solicitações de seguro-desemprego para os trabalhadores que compareceram à agência na parte da manhã. “Tomamos as providências cabíveis, registrando protocolo de ocorrência do problema. Verificamos com unidades da região como Foz do Iguaçu, Pato Bragado e Santa Helena e constatamos que ocorreu a mesma dificuldade”, declara.
Diante do percalço, no período os atendentes realizaram somente atualização de cadastros dos trabalhadores, bem como a intermediação de mão de obra para as vagas de trabalho disponíveis.

 

 

Fluxo
Depois de uma semana fechado para a instrução técnica e implantação da novidade, o Sine reabriu ontem (29) e registrou cerca de 50% a mais de movimento. “Essa maior procura já era prevista, por uma questão de demanda reprimida na última semana”, aponta Neumann.
A maioria dos trabalhadores que buscaram atendimento para requerer o seguro-desemprego – quando não encaminhados para as vagas disponíveis – foram orientados a retornar durante a semana para conferir se houve a normalização do sistema.
No entanto, na parte da tarde o funcionamento foi restabelecido e o encaminhamento começou a ser normalizado. Mesmo assim, o tempo de atendimento na agência rondonense era de cerca de 25 minutos por pessoa. “Nossa expectativa é reduzir o tempo de atendimento com a familiarização das atendentes ao novo sistema”, garante o gerente.

Mudanças
O novo sistema também trouxe mudanças no encaminhamento do seguro. Antes de ser adotado esse procedimento, o sistema apontará a existência de vagas de trabalho conforme o perfil do trabalhador requerente. Neste caso, a pessoa deve se candidatar às vagas existentes e somente no caso de não se enquadrar é que terá direito a reivindicar o benefício do governo. “Somente é feito o requerimento do benefício a partir do recebimento de uma carta do empregador dispensando o candidato por alguma incompatibilidade à vaga”, explica Neumann.
No caso de a empresa estar disposta a fazer a contratação e o trabalhador recusar a vaga, este pode perder o direito de solicitar o seguro-desemprego. É preciso apresentar uma justificativa plausível para que seja aberta alguma exceção. “Não havendo vaga na qual o trabalhador se enquadra, aí sim o sistema aceita encaminhar o requerimento”, detalha.

Painel
A partir da nova forma de atendimento nas agências, os painéis de vagas afixados nos Sines deixam de existir. Toda consulta de vaga deverá ser feita no balcão de atendimento, sendo necessário apresentar a carteira de trabalho para disponibilização do número do PIS. “Somente conseguimos acessar o sistema com o número do PIS para constatar se há vaga disponível para o trabalhador conforme o perfil dele”, detalha.
Inicialmente, Neumann acredita que essa nova realidade possa representar transtorno aos trabalhadores, tendo em vista que estavam habituados a outra situação. No entanto, ele ressalta que haverá benefícios.

Positivo
De acordo com o gerente, toda vez que o trabalhador se dirigir até uma agência em busca de uma vaga de emprego, ele terá seus dados atualizados no cadastro. “Isso permitirá que ele amplie as informações do cadastro, incluindo algum curso que fez, a obtenção de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou mesmo alguma experiência de trabalho que teve, seja ela formal ou informal”, descreve.
A inclusão de informações do trabalhador deverá beneficiá-lo no momento do cruzamento de dados do sistema. “Desta forma aumentarão as chances do sistema identificar vagas compatíveis com o perfil do trabalhador”, frisa.

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.