O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Toledo, José Augusto de Souza, anunciou hoje (02) que o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) liberou os recursos para o Compra Direta, que autoriza a prefeitura a adquirir alimentos de produtores rurais para abastecer os cinco restaurantes populares e dez entidades assistenciais de Toledo.
Ao todo serão repassados R$ 769.712 para aquisição de verduras, legumes, panificados (pães, bolachas e massas), queijos, mel, melado e carne bovina, suína e de peixe (filé de tilápia). Os valores pagos aos itens entregues pelos produtores são tabelados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e cada fornecedor pode comercializar até R$ 4,5 mil.
José Augusto lembrou que todos os alimentos devem ser entregues na Unidade Central de Produção de Alimentos (Cozinha Social), que utiliza na preparação das refeições para os restaurantes populares e distribui os alimentos às entidades sociais. É um valor imediato que o pequeno produtor recebe de forma rápida. Agora, o MDS disponibilizou um cartão e o agricultor recebe o seu pagamento através de agencia bancária, comentou.
A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento realiza todo o processo de organização do programa e com o anúncio da liberação dos recursos pretende, a partir da próxima terça-feira (09), regularizar toda a situação para manter o programa até o mês de dezembro.