Fale com a gente

Geral

Toledo sedia Pré-lançamento de Fórum Mundial de Desenvolvimento

Publicado

em

Carlos Rodrigues
Autoridades municipais e lideranças participaram do encontro

O Auditório Acary de Oliveira, em Toledo, foi palco na terça-feira (16), do pré-lançamento do II Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local (DEL), que acontece em Foz do Iguaçu, de 29 de outubro a 1º de novembro de 2013. Para o encontro, são esperadas 3.500 pessoas, de aproximadamente 50 países.

O evento foi organizado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e a prefeitura do município. Com o tema ‘Tecendo Redes Entre os Territórios: Novos Olhares Sobre o Desenvolvimento Econômico Local’, o encontro mundial tem como objetivo fortalecer a articulação política internacional visando inserir o DEL na pauta das nações.

A ideia é organizar a participação de autoridades políticas, institucionais, movimentos da sociedade civil e meios de comunicação. A Unioeste tem papel importante nas discussões ligadas ao DEL devido ao seu Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio – Mestrado e Doutorado, coordenado pelo professor Pery Shikida.

Diversos representantes da sociedade civil organizada, como os presidentes da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT), Edson Carollo, do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Toledo (Comdet), Sandra Pinela, do Sindicato Rural Patronal, Nelson Paludo, e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Delvo Baldin, participaram do pré-lançamento do II Fórum Mundial de DEL.

Também estiveram presentes lideranças políticas, secretários municipais e vereadores. O prefeito Beto Lunitti salientou a relevância deste envolvimento dos vários setores na construção de um ambiente harmônico para o desenvolvimento econômico do município. “O que se prima é o bom relacionamento com as instituições para que se construa uma política de desenvolvimento que atenda todos que nele vivem”.

Beto também citou que, a escolha de Toledo para sediar o evento que inicia as tratativas do II Fórum demonstra o quanto a atual administração tem investido na busca por novas fontes de geração de renda e melhorias na condição de vida dos cidadãos. “Uma das propostas do nosso plano de governo era estreitar os laços com as instituições de ensino e buscarmos os subsídios para o desenvolvimento de Toledo, através da participação popular”, finalizou.

Copyright © 2017 O Presente