Fale com a gente

Geral

Toledo serve de exemplo para o país, diz ministro da Agricultura

Publicado

em

“A diversificação e a capacidade de produção de Toledo servem de exemplo para o Brasil. Toledo tem muito a ensinar e nos temos muito que aprender”, disse o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, que veio a Toledo para comemorar com lideranças locais a conquista de 1 bilhão de reais no Valor Bruto da Produção Agropecuária. Em função das condições climáticas, o ministro que estava em Porto Alegre, não chegou a tempo de participar da cerimônia, realizada no Teatro Municipal, mas se somou ao governador Beto Richa, ao prefeito José Carlos Schiavinato, e demais lideranças do agronegócio em um almoço. Depois retornou a sua agenda de compromissos em Brasília.

“Toledo tem uma diversidade de produção muito grande e uma capacidade de produzir. Estaremos na primeira fila para aprender como se faz agricultura em Toledo”, disse o ministro, ressaltando que pretende implantar uma política agrícola nacional eficiente, um seguro agrícola que realmente proteja o produtor rural e definir um preço mínimo que valha a pena o produtor plantar e acreditar no trabalho da terra.

“Com segurança de preço mínimo, um seguro agrícola eficiente, condições de garantir o escoamento de safra, com a infraestrutura que quem produz precisa teremos uma agricultura melhor. O agricultor hoje precisa contar com toda a proteção do mundo para que as coisas dêem certo”, diz ele, acrescentando ainda que estamos vivendo a muito tempo da força e capacidade de trabalho de quem vive no campo.

O ministro da Agricultura disse que no posto que ocupa vai seguir a risca as orientações da presidente Dilma Rousseff e ouvir, olhar, aprender. Para isso, elegeu Toledo como um excelente exemplo a ser seguido.

Para o ministro, Toledo está no caminho certo ao investir em programas como o de pavimentação rural em parceria e o MAPA vai copiar iniciativas como estas. “Já solicitei ao Ministério de Agricultura que viabilizasse programas deste feitio. Sou do Rio Grande do Sul e percebo esta necessidade. É importante que o MAPA esteja de mãos dadas com quem produz e com os agentes (as prefeituras e os governos estaduais) para trabalhar de forma integrada. Sou um homem de diálogo e quero que este seja o ponto de partida do trabalho do MAPA para o Paraná e para o Brasil inteiro”, ressaltou. Dos 27 milhões já investidos em pavimentação rural em Toledo, que permitiram a execução de 150 quilômetros, R$ 500 mil foram em recursos federais.

Questionado, em rápida entrevista coletiva em sua chegada no aeroporto de Toledo, Mendes Ribeiro Filho destacou ainda que o Ministério da Agricultura precisa avançar muito com relação a programas de incentivo a produção de cana-de-açúcar para geração de álcool combustível. Segundo ele, a produção ainda é pequena e o MAPA, juntamente com os ministérios da Fazenda e Minas e Energia, estão trabalhando juntos para a definição de uma política de incentivo ao setor.

Copyright © 2017 O Presente