Desde o início do ano, Toledo já registrou dez casos confirmados da Influenza A subtipo H1N1. Deste total, seis foram descobertos no monitoramento trabalhos efetuados pela Unidade Sentinela do município. Quatro pacientes apresentaram evolução dos sintomas da doença, mas já tiveram alta hospitalar. Até o momento, 63 casos foram investigados. Em 2012, quatro pessoas foram confirmadas com a gripe A e 77 casos passaram por investigação.
Semanalmente são coletadas amostras de pacientes que estão com sintomas da gripe, através das ações de monitoramente da Unidade Sentinela. O procedimento permite que seja avaliado o comportamento do vírus com a realização de pesquisas sobre sua evolução e mutações.
As orientações ainda são as mesmas: cuidados básicos com a higiene, especialmente com as mãos evitando o contato com a boca e o nariz e a utilização de álcool para esterilização, além da vacinação.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde as chances de uma pessoa que está com a sua saúde em dia, mantendo uma alimentação saudável, dormindo bem e realizando atividades físicas periódicas adquirir o vírus da gripe [Influenza] e não evoluir para um quadro mais grave são maiores.