| Arnaldo Alves/ ANPr |
|---|
![]() |
| Governador Beto Richa discursa em evento sobre importância da suinocultura na região |
A Festa Nacional do Porco Assado no Rolete reuniu aproximadamente 30 mil pessoas no Clube de Caça e Pesca de Toledo, no domingo (22). Durante todo o dia os participantes vindos de várias cidades tiveram a oportunidade de apreciar a iguaria tipicamente toledana. O evento contou com a participação do governador Beto Richa, que destacou a importância do setor de suínos para o município e para o Estado.
Foram assados 350 porcos, o que representa aproximadamente 12,5 toneladas de carne. Foram realizados os concursos de Melhor Porco Assado, Melhor Recheio e Melhor Estande. A 40ª edição foi marcada pela assinatura do decreto que torna o evento patrimônio cultural e imaterial do município. Com a assinatura, firmada pelo prefeito Beto Lunitti, a administração municipal reconheceu a importância da comemoração para o desenvolvimento do município.
“A partir de agora, vamos fazer todos os esforços para conquistar o registro da Festa Nacional do Porco no Rolete no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O decreto hoje assinado é o primeiro passo”, comentou o prefeito. O gesto também é a garantia da perpetuação de uma história construída há 40 anos, em um sonho idealizado pela figura folclórica de Celeste Vivian.
A Festa Nacional do Porco Assado no Rolete também reuniu diversas autoridades políticas. Além do governador Beto Richa, prestigiaram o evento a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, o senador Sérgio Souza, prefeitos da região e o de Curitiba, Gustavo Fruet, deputados estaduais e federais. O prefeito Beto Lunitti lembrou a importância do momento. Durante o Porco no Rolete (festa), Toledo se torna a Capital política do Paraná. Vemos aqui diversas personalidades envolvidas com as esferas governamentais, comentou.
Leia a matéria completa na edição impressa do Jornal O Presente
