O dia 05 de setembro ficará marcado na história de Marechal Cândido Rondon. Nesta data será inaugurada a Estação de Tratamento de Esgoto Sanitário Municipal Guavirá, dando início a uma nova realidade para 40% da população residente na sede do município.
Depois de 20 anos de muito trabalho e entraves, finalmente a obra sai do papel e entra em funcionamento levando qualidade de vida à população, declara o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Luiz Carlos Lírio.
Ele menciona tratar-se de uma conquista muito grande de todos, graças ao empenho e dedicação da atual administração municipal, que não mediu esforços para que as obras fossem realizadas. Para comemorar essa conquista será feita uma solenidade de inauguração na estação, às 10h30. Na ocasião diversas autoridades e servidores da autarquia estarão presentes.
Ampliação
Junto à inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto Guavirá, também será inaugurada a Meta I, que faz parte das obras relativas à ampliação do sistema de captação de água na sede do município, através de recursos oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento PAC 2, aprovado em 2011 e que totalizam aproximadamente R$ 3,8 milhões.
A Meta I compreende a interligação de três novos poços profundos à rede de abastecimento de água, assim como a reforma e ampliação da Captação I Visconde de Mauá, primeira captação do SAAE, localizada a Avenida Rio Grande do Sul próximo a Agrícola Horizonte.
Com a inauguração dessa primeira etapa das obras de ampliação do sistema de abastecimento, a expectativa é de que aumente a produção de água em 75 mil litros de água por hora, amenizando os problemas no abastecimento da sede municipal.