O Presente
Geral

Umidade relativa do ar chega a 28% em Marechal Rondon

calendar_month 1 de agosto de 2013
2 min de leitura

Hoje (1º) começa o mês de agosto, conhecido no Estado do Paraná por ser o mês mais seco do ano. A previsão, de acordo com o Instituto de Meteorologia Simepar, é de que seja mantida a tendência de muito vento e poucas chuvas.

Em Marechal Cândido Rondon, a temperatura por volta das 14 horas de ontem (31) estava em 27ºC, contudo o que chamava a atenção era a baixa umidade do ar, que estava em 28%. “Entre 20% e 30% a umidade relativa do ar é considerada de atenção. As pessoas que têm problemas respiratórios devem tomar mais cuidados”, comenta o meteorologista Lizandro Jacobsen à reportagem de O Presente.

Segundo ele, a tendência é que o ar permaneça seco até amanhã (02). “Para o fim de semana há possibilidade de chuvas em Marechal Cândido Rondon e nas cidades da região, fazendo com que a umidade do ar possa alcançar índices aceitáveis, entre 50% e 60%”, informa.

Nesta semana, as temperaturas têm variado entre 25ºC e 30ºC no Oeste do Paraná, bem diferente do que registraram os termômetros na semana passada, que chegaram a apontar temperaturas mínimas e até negativas em algumas cidades.

“Agosto deve se manter como um mês seco. Há uma frente fria de massa de ar polar para daqui 15 dias, que pode jogar as temperaturas para baixo, mas não é possível afirmar com exatidão porque até lá pode mudar”, salienta. Segundo Jacobsen, a tendência é de que o inverno seja mais típico até o final da estação, em 20 de setembro, com temperaturas oscilando entre altas e baixas, e alguns períodos de queda de temperatura.

Baixa umidade

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que índices abaixo de 60% na umidade relativa do ar são prejudiciais à saúde humana. Isso porque podem gerar complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele, irritação dos olhos, eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos, além de aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas.

Segundo a escala psicrométrica de classificação dos estados de criticidade, entre 21% e 30% está registrado o Estado de Atenção, com os seguintes cuidados a serem tomados: evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas; umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins; sempre que possível, permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas, etc.; consumir água à vontade.

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.