Fale com a gente

Geral

Vacina da gripe voltará a ser oferecida ao público-alvo

Publicado

em

ANPr
A população abrangida pela campanha na 20ª Regional era estimada
em 64.631 pessoas, enquanto foram imunizadas 58.915, o que
representa em torno de 91% da meta

Diante da sobra de doses da Campanha de Vacinação Contra a Gripe, a Secretaria de Estado da Saúde, em conjunto com o Ministério Público do Paraná, definiu em uma reunião ocorrida nesta semana, disponibilizar o material à população.

Na 20ª Regional de Saúde de Toledo, que abrange 18 municípios, dentre eles Marechal Cândido Rondon, houve sobra de 5.716 doses. A população abrangida pela campanha era estimada em 64.631 pessoas, enquanto foram imunizadas 58.915, o que representa em torno de 91% da meta.

Desse modo, as partes analisaram a necessidade de renovar os esforços, nos municípios, para ampliar o alcance da cobertura vacinal e evitar desperdício de doses. Assim, a Regional colocará à disposição de cada município a quantidade de vacinas equivalente à diferença entre a cobertura atingida e a meta anteriormente estabelecida.

Apesar da sobra de vacinas, a quantidade existente no Paraná todo não é suficiente para a abertura de novos grupos a serem imunizados, por isso foi definida a retomada de vacinação dos grupos prioritários: crianças de seis meses a dois anos, trabalhadores da saúde, gestantes, indígenas e idosos. Também recebem a vacina pessoas privadas de liberdade e doentes crônicos.

Desempenhos

A imunização populacional por público-alvo registrou grande diferença na Regional. A contagem de vacinação de crianças foi de 101% em relação ao público estimado, trabalhadores de saúde 102%, gestantes 82%, puérperas (pós-gestantes, até 45 dias) 110%, indígenas 103% e idosos 87%.

Segundo o Setor de Epidemiologia, os percentuais que superam 100% se devem à possível existência de um número superior em relação ao estimado, já que a meta é estabelecida a partir de uma estimativa dos últimos cinco anos. Enquanto isso, em determinado ano pode ocorrer aumento ou flutuação populacional. O observado é que o público menos atingido pela cobertura é formado por gestantes e idosos.

Copyright © 2017 O Presente