O Presente
Geral

Vereadores de Guaíra confirmam aumento de vagas no Legislativo

calendar_month 1 de outubro de 2011
3 min de leitura
Divulgação
O que se viu na Câmara foi a falta de interesse da população em participar da votação: apenas seis pessoas estiveram presentes na extraordinária

 

Com seis votos favoráveis e três contrários, os vereadores de Guaíra aprovaram, na quinta-feira (29), o projeto de revisão nº 001/2011, que amplia das atuais nove para 11 as cadeiras na Câmara a partir de 2013. A alteração visa adaptar a atual Lei Orgânica do município de acordo com a nova redação constitucional, que permite que cidades com mais de 30 mil habitantes, como é o caso de Guaíra, possam ter até 13 vagas no Legislativo.
A matéria foi muito debatida na Câmara e ganhou na primeira discussão uma emenda sugerindo a manutenção dos atuais nove vereadores. A emenda não obteve a aprovação da maioria e foi derrubada. Na quinta-feira, o vereador Guilherme Vanin Rodrigues demonstrou o seu descontentamento quanto ao resultado. “Nós tentamos colocar uma emenda justamente para garantir a manutenção do número dos atuais vereadores, mas infelizmente não tivemos força suficiente. Temos que respeitar, afinal isso é a democracia”, discursou.

Mesmo contrariados, os vereadores Valberto Paixão da Silva, Almir Bueno e Guilherme Vanin Rodrigues votaram favoráveis ao aumento na primeira discussão. Já na quinta-feira eles deram o voto contrário. João Carlos Hartekoff, Tereza Camilo dos Santos, Kátia Cilene de Souza, Gabriel Morra e Rossano França Triches votaram a favor.
Apesar de a discussão ter ganhado as ruas cidade, o que se viu na Câmara foi a falta de interesse da população em participar da sessão em que foi feita a votação. Apenas seis pessoas estiveram presentes na extraordinária. A ausência foi sentida pelo presidente da Casa, Almir Bueno. “Infelizmente, a população não compareceu. Eu acredito que com uma participação maior, eficaz e de fiscalização intensiva da população e sociedade organizada, nós pudéssemos talvez ter revertido esse resultado”, ponderou.
Para Almir, existe a necessidade urgente da sociedade guairense criar o Observatório Social para fiscalizar e atuar nas ações dos membros do Legislativo e Executivo. “Esperamos que discussões como essas possam vir a modificar a vida das pessoas no seu conceito de participação popular, porque eu acredito que o poder está nas mãos dos cidadãos”, concluiu.
Os demais vereadores não usaram a tribuna para esclarecimentos pessoais, mas, através da imprensa, o vereador Gabriel Morra deu o seu parecer em relação ao aumento. “Nós votamos a favor dos 11 vereadores, mas sabendo que no futuro o 12º e 13º vereador vão se embasar na constituinte para entrar na Justiça requerendo a vaga”, preveu.
Polêmicas à parte, agora o Legislativo Municipal irá promulgar e publicar a nova leitura da Lei Orgânica do município. A expectativa de uma parcela da vereança é que pelo menos a decisão aprovada em tribuna possa ser garantida para o próximo mandato.

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.