| Carina Ribeiro/OP |
|---|
![]() |
| No portal da cidade, os visitantes podem obter o GPS que vai facilitar a localização dos destinos e otimizar o aproveitamento do tempo de permanência no município |
A tecnologia já é uma grande aliada em todos os setores, seja da educação, saúde, economia. A partir de um projeto inovador, a Prefeitura de Marechal Cândido Rondon resolveu também aplicar o uso de um equipamento tecnológico no setor de turismo. Dessa forma, um projeto inédito está sendo desenvolvido no município, a partir do qual os visitantes têm à disposição equipamentos de GPS para localizar pontos turísticos e outros destinos.
Lançado por ocasião do lançamento da Expo Rondon 2013, o projeto já está em funcionamento, segundo informa o diretor executivo do setor de imprensa, Jadir Zimmermann. Conforme ele, no aparelho estão mapeados, além de pontos turísticos, também endereços de órgãos públicos, hotéis, restaurantes, bancos e serviços de emergência.
A proposta é que, quando o visitante chega a Marechal Rondon, pode fazer um cadastro no portal da cidade e retirar um aparelho de GPS. Na oportunidade, uma pessoa preparada oferece algumas orientações sobre o funcionamento do aparelho. O visitante – seja ele turista, trabalhador autônomo ou mesmo um morador da região – fará um cadastro completo que inclui fotocópia dos documentos, incluindo a carteira de identidade e também anotação da placa.
Na hora do cadastramento, o visitante ainda receberá um folder sobre os principais atrativos do município para que possa escolher os lugares que deseja visitar.
Dessa forma, o turista poderá se deslocar com facilidade e agilidade utilizando a ferramenta oferecida gratuitamente pelo Poder Público. Ao concluir o passeio, o visitante deverá devolver o GPS em um dos pontos de coleta, que são o portal, a prefeitura e a rodoviária.
Acreditamos que dificilmente uma pessoa deixará de fazer a devolução do aparelho, até mesmo porque existirão várias formas de identificá-la. Além disso, não se trata de equipamentos tão valiosos, ameniza Zimmermann.
Mapeamento
O Centro de Informática da prefeitura fez o mapeamento dos principais pontos da cidade para criar o navegador. Havia uma preocupação de que os visitantes localizassem efetivamente os pontos indicados para o turismo, pois percebemos que no GPS comum as informações não batem. Por isso foi desenvolvido um navegador específico com as coordenadas geográficas de Marechal Cândido Rondon, salienta o diretor.
Ele considera que, mesmo não se tratando de cidade grande, pessoas que não conhecem o município encontram dificuldades em encontrar determinados endereços. Com o GPS fica muito mais fácil para a pessoa encontrar locais como cachoeira, propriedades rurais e até mesmo entidades como Acimacar, prefeitura, fórum, hotel, pronto socorro, pois tudo isso está cadastrado, bastando dois ou três cliques no equipamento para encontrar, ilustra Zimmermann.
(Leia a matéria completa na edição impressa do Jornal O Presente)
