Uma caravana de prefeitos da região, acompanhada pelo deputado estadual Elton Welter, esteve em Brasília, nesta semana, com o objetivo de solicitar recursos e cumprir agenda de reuniões junto à Esplanada dos Ministérios. Além de audiência com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, os mandatários municipais visitaram nove ministérios. A comitiva contou com o apoio do deputado federal Zeca Dirceu, que auxiliou os prefeitos durante a passagem pela Capital federal.
Conforme o prefeito de Nova Santa Rosa, Norberto Pinz, que integrou a comitiva, a meta era solicitar recursos para a área da saúde e habitação, solucionar emendas pendentes e verificar porque o dinheiro de obras que estão em fase de execução, autorizadas em 2008, ainda não foi liberado. Tivemos a oportunidade de manter contato com os ministérios e esclarecer as dúvidas. Voltamos de Brasília com as esperanças renovadas e com a certeza de que as obras terão continuidade em ritmo acelerado, comenta,
Saúde e Habitação
Pinz ressalta que para a construção do posto de saúde, do distrito de Planalto do Oeste, o Ministério da Saúde liberou ordem de licitação, que será realizada nos próximos dias. Na área da habitação, explica ele, o governo federal esclareceu que, na segunda etapa do programa Minha Casa Minha Vida, a meta é ampliar o benefício para municípios com menos de 50 mil habitantes, promovendo a construção de até 600 mil casas populares.
Liberação
Outro assunto em pauta foram as emendas pendentes. Na oportunidade, a ministra da Casa Civil explicou aos prefeitos que, em breve, o governo federal estará liberando verba para o pagamento de emendas parlamentares, que, muitas vezes, atendem às necessidades dos municípios.
Quanto à liberação de novos recursos, Pinz solicitou verbas para a pavimentação asfáltica ao distrito de Planalto do Oeste e dinheiro para a execução de calçamento destinado à Esquina Santa Fé, junto ao Ministério da Integração Nacional. Segundo ele, o município está no aguardo da liberação destes recursos para viabilização das obras. Já a pavimentação asfáltica para Vila Cristal foi licitada ontem (19). A empresa Petrocon, de Cascavel, dará início à obra depois de concluída a documentação burocrática.
De acordo com prefeito, serão aproximadamente dois quilômetros de asfalto tendo custo total de R$ 200 mil, oriundos do Ministério da Agricultura, através de emenda parlamentar do deputado federal Dilceu Sperafico. O asfalto terá início na saída de Vila Cristal até as proximidades da entrada de acesso a Linha Marco Grande, explica o prefeito.