A cada ano a comunidade de Marechal Cândido Rondon amplia suas expectativas e se pergunta: quais serão as novidades e principais atrações para a Expo Rondon deste ano? O questionamento é pertinente a considerar que se trata de um dos principais eventos da região Oeste do Paraná e que reúne um público considerável no período de quatro a cinco dias. Nesta edição, a programação em comemoração aos 57 anos de emancipação político-administrativa do município será realizada de 21 a 25 de julho.
O presidente da Comissão Central Organizadora (CCO) desta edição é Vitor Giacobbo, estando a gestão da Expo Rondon 2017 sob responsabilidade da Fundação Promotora de Eventos (Proem), com a realização de todos os trâmites legais, incluindo processos licitatórios e prestação de contas. Com várias atrações, a Expo Rondon compreende shows, eventos culturais, espaços de gastronomia, rodeio, parque de diversões, feira do comércio, indústria, prestação de serviços e máquinas agrícolas, além da feira de pequenos e grandes animais. O evento como um todo deve atrair cerca de 70 mil pessoas.
O diretor-presidente da Proem, Anderson Loffi, comenta que 60% dos procedimentos licitatórios estão encaminhados, restando alguns pareceres jurídicos. “Todos os trâmites e parcerias ocorreram. O projeto de lei sobre a parceria com o CTG e Rotary (no caso dos restaurantes) e com as entidades que comercializarão as fichas – AABB e Assemar – será discutido em última votação segunda-feira (dia 26) na Câmara de Vereadores”, menciona.
Loffi prospecta um público médio de dez a 15 mil pessoas por dia na Expo Rondon e no domingo, data da Festa Nacional do Boi no Rolete, 20 mil pessoas. “Acreditamos recepcionar aproximadamente 70 mil pessoas no evento com um todo, tanto nos pavilhões, Expomar, programação da Casa Cultural, Rodeio, apresentações e evento em geral. Este é um pré-levantamento que temos através da circulação observada no parque”, expõe.
Shows Musicais
Os shows definidos para a Expo Rondon devem reunir dez mil pessoas, estimam os organizadores. A Banda Nenhum de Nós se apresentará no dia 21 (sexta-feira), às 23h30, na Arena de Rodeios; no dia 22 (sábado) será a vez da dupla Rick e Giovani subir ao palco, também às 23h30, apresentando o projeto Dois Corações; já o público infantil será contemplado às 15 horas do dia 23 (domingo) com a apresentação de 58 personagens da Liga da Justiça; no dia 24 (segunda) será a vez de Guilherme e Santiago cantarem para o público, às 23h30.
No dia 25 (terça), aniversário do município, será realizado culto ecumênico, às 18 horas, enquanto às 20 horas haverá show com Fernandinho, considerado auge em termos de música gospel. “A entrada para este show deve ser um quilo de alimento, que será recebido de forma antecipada pelo Conselho dos Pastores para destinar via Secretaria de Assistência Social às famílias carentes”, informa o presidente da Proem, emendando que os shows serão comercializados com ingressos a preços acessíveis.
Toda a estratégia de divulgação e venda dos ingressos será apresentada no lançamento do evento, marcado para as 07h30 da próxima sexta-feira (30), na Acimacar.
Loffi destaca que para esta edição o objetivo é de unir as entidades e parceiros para organizar um evento agradável a todos os públicos. “O grande destaque será na terça-feira. Também adiantamos que prezamos muito pelo orçamento disponível aos shows, por isso negociamos bem para trazer um bom público”, enfatiza. Não haverá tenda na área de shows, o que deve gerar economia considerável.
Boi no rolete
A Festa Nacional do Boi no Rolete acontecerá no dia 23, devendo reunir aproximadamente 20 mil pessoas. “Estamos com toda a organização tratada e premiação definida, cujo foco para este ano está na degustação. Ainda que de forma provisória, mas contaremos com espaço ampliado neste ano. Temos 38 equipes oficializadas no Concurso do Boi no Rolete, tanto que aguardamos 20 mil pessoas e nos preparamos com segurança, apoio e brigadista. Todas as equipes estão fazendo reformas particulares nos seus boxes. Enquanto município, estamos reformando as mesas que estavam quebradas, limpando o parque, podando árvores e promovendo outras manutenções”, diz o presidente da Proem, acrescentando que neste ano devem ser servidos 40 bois com mais peso do que em outras edições. Além disso, neste ano não haverá almoço específico para as autoridades; elas serão convidadas para prestigiar a festa e almoçarem onde preferirem.
Rodeio
Uma das atrações mais aguardadas e que reúne um dos maiores públicos é o rodeio, trazendo pessoas de toda a região. “O rodeio deve reunir cinco mil pessoas e será gratuito. Estamos com a licitação na qual pedimos um rodeio especializado em nível nacional com toda estrutura, desde engenheiro responsável, montagem dos camarotes e veterinário para o evento. A empresa deverá apresentar projeto de segurança aprovado pelos Bombeiros. Estamos nos resguardando muito para trazer o melhor rodeio que Marechal Rondon já teve”, garante Loffi.
Adequações e reformas
Ele comenta que muitas adequações e reformas serão promovidas no Parque de Exposições Alvaro Dias, entre elas o ajardinamento na entrada do Centro de Eventos. “Pensamos na restauração e pintura, mas a chuva nos impediu para este ano. Estamos tratando de todas as reformas internas e fizemos todas as readequações com o Corpo de Bombeiros. O alvará oficial seria retirado ontem (22)”, conta.
Segundo o presidente da Proem, outras adequações estão sendo realizadas também em banheiros e esgoto, assim como está sendo feita nova área no bosque. “Reformamos a Casa Cultural, pois chovia em alguns locais. Estamos fazendo um lago perto da CCO que vai permanecer. Tem uma área nova onde vai funcionar a praça de alimentação, com toda estrutura elétrica e hidráulica para oferecer mais conforto aos visitantes”, detalha.
Lançamento
Conforme Loffi, nos anos anteriores era contratada uma empresa para divulgar a festa, sendo que hoje a Proem está diretamente responsável por fazer todo o processo, minimizando custos e pensando que toda a economia pode ser transferida ao município. “Nosso planejamento será maciço em termos de divulgação nas três últimas semanas, a partir de 30 de junho. Haverá divulgação expressiva da festa do município com banners, placas, outdoors, inserções em sites, rádio, televisão e mídia impressa”, finaliza.
Prefeito destaca expectativa otimista
Ao Jornal O Presente, o prefeito Marcio Rauber mencionou que todas as programações da Expo Rondon estão definidas. “Esperamos atender todos os anseios da mídia, patrocinadores, parceiros, entidades, visitantes e munícipes”, disse à reportagem, ao enaltecer a organização do evento que marcará as comemorações dos 57 anos de emancipação de Marechal Rondon. “A nossa principal preocupação desde o começo foi fazer mais com menos, administrar o dinheiro público com responsabilidade e transparência”, ressalta, emendando que a municipalidade tem se esforçado para oportunizar o envolvimento de todas as pessoas possíveis neste processo. “Esperamos ter um grande evento. Além do mais, estamos com plena convicção de que vamos ter aprovação geral. Por isso temos a melhor das expectativas”, declara.
Trabalho direcionado à exposição
O secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Sérgio Marcucci, diz que são bastante positivas as expectativas para a Expomar, evento que integra a programação da Expo Rondon. “A expectativa é positiva para a exposição de empresas e na Expopecuária, considerando que a procura dos empresários está muito grande. O diferencial neste ano será a praça de alimentação, que vai para um ambiente coberto, aconchegante e com música ambiente”, informa.
“Por determinação, o valor investido nos shows foi estipulado pelo prefeito. Sou favorável à ideia de fazer mais com menos. A equipe trabalhou de forma intensa para poder otimizar o dinheiro investido, haja vista que os valores dos ingressos serão populares, diferente do que se cobra na região”, diz.