Fale com a gente

Marechal

Agricultora colhe abóbora gigante de 34 quilos em Marechal Rondon

Publicado

em

 

Divulgação

A agricultora Amanda Vorpagel Griep, colheu uma abóbora gigante de aproximadamente 34 quilos, nesta quarta-feira (18), em sua propriedade localizada na Vila Rural Santa Clara, interior de Marechal Cândido Rondon.

Amanda e seu marido, Romaldo Griep, residem na propriedade há 17 anos e sempre cultivaram abóboras, porém, segundo eles, nunca haviam colhido uma que atingisse esse tamanho.

A planta produziu quatro abóboras, e destas somente uma atingiu o peso de 34 quilos e um comprimento aproximado de 65 cm. As demais abóboras foram colhidas para o consumo próprio.

A agricultora garantiu que a planta não foi semeada por eles e acredita que a mesma nasceu devido as sementes que ao longo do tempo foram se espalhando no local e o solo em boas condições favoreceu o desenvolvimento. Amanda ainda disse que irá guardar as sementes da abóbora para um próximo cultivo.

Segundo Francini Mendosa, Técnica Agrícola do Capa (Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia) de Marechal Rondon, a variedade da abóbora é crioula, típica do Brasil. Acreditamos que o solo fértil, úmido e adubado tenham contribuído para o maior desenvolvimento do fruto, declara.

Francini é responsável pelo acompanhamento da propriedade e garante que todo manejo da produção realizado foi agroecológico, ou seja, não fazendo uso de venenos. O manejo sustentável, valoriza as sementes tradicionais e cultiva alimentos em harmonia com a natureza e a cultura local, expõe.

Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação

Facebook