Ecoville – Maior rede de limpeza
Marechal

Alfredo Kunkel, ex-presidente da Copagril e sócio-fundador da Sicredi Aliança PR-SP, falece aos 79 anos

 

Divulgação
Alfredo Kunkel foi homenageado com sua fotografia no Memorial dos Presidentes, na ocasião da inauguração da nova agência Sicredi/Copagril em Marechal Cândido Rondon

O agricultor e pioneiro rondonense Alfredo Kunkel faleceu às 23h50 da noite ontem (10), aos 79 anos.

Alfredo Kunkel exerceu a condição de diretor/presidente da Copagril na gestão 1979 a 1987. Ele também foi o primeiro associado da Sicredi Aliança PR-SP, quando da fundação da cooperativa que, à época, se chamava Credilago.

Casa do eletricista PRESSURIZADORES

Homem com fortes princípios, Alfredo Kunkel, ajudou a construir a história do cooperativismo de crédito na região e deixa um belo legado a todos os colaboradores e associados da Sicredi. Alfredo, inclusive, foi homenageado com sua fotografia no Memorial dos Presidentes, na ocasião da inauguração da nova agência Sicredi/Copagril em Marechal Cândido Rondon.

O presidente da Sicredi Aliança PR-SP, Adolfo Freitag, emitiu uma nota oficial na manhã de hoje em nome de toda a diretoria, colaboradores e associados da cooperativa lamentando a morte de Alfredo Kunkel. Sua determinação e coragem ficarão para sempre como exemplos para nós. Nossos sentimentos à família e a todos que sentem por essa partida, diz a nota.

A Copagril, através dos seu diretor presidente Ricardo Silvio Chapla, também expediu uma nota, enaltecendo o trabalho de Alfredo Kunkel:

Alfredo Kunkel,

Cooperativista, agricultor, pioneiro e administrador, além de homem de garra, visão e determinação, pai de família, honrado e respeitado.

Alfredo Kunkel foi um dos sócios fundadores da Copagril, em 1970, juntamente com os demais produtores rurais que lutavam com o intuito de defender os interesses dos agricultores e da sobrevivência e crescimento da atividade rural, pois diante das dificuldades que vinham enfrentando à época, ficava evidente a necessidade da criação de uma cooperativa, e também afirmavam que o cooperativismo era o caminho certo para o bem geral da classe rural.

Um dos primeiros associados da Copagril, com matrícula 38, provou da importância em fundar uma cooperativa e dela fazer parte, exercendo funções na administração, integrando o Conselho Fiscal e Administração bem como os Comitês Educativos.

Já no ano de 1978, Alfredo foi eleito Vice-presidente da Cooperativa. Em 1979, foi eleito Diretor-presidente. Assim foi reeleito Presidente por mais três gestões, encerrando sua participação na Administração da Copagril como Presidente no ano de 1987. Foram vários anos dedicados frente à Copagril, desempenhando papel fundamental para o crescimento da Cooperativa, vezes com dificuldades, porém com sua coragem e espírito empreendedor, juntamente com toda a equipe administrativa, obteve sucesso, fazendo com que a Copagril crescesse e se expandisse, sendo hoje uma empresa de destaque regional e nacional.

Também diante da Frimesa Cooperativa Central, Alfredo Kunkel exerceu funções na alta administração por vários anos, demonstrando sua capacidade e interesse pelo cooperativismo.

A Copagril, em nome de sua administração e de seu quadro funcional e  social, lamenta profundamente o falecimento deste guerreiro cooperativista, que deixa acima de tudo, o legado de um exemplo de ser humano dedicado e cooperativista, homem correto e de valores a não serem esquecidos. Apresentamos os sentimentos à família e aos amigos.

 

Sepultamento

Alfredo Kunkel está sendo velado no Auditório Ecos da Liberdade, da Igreja de Deus, na Rua Dom Pedro I, próximo ao Colégio Rui Barbosa, em Marechal Cândido Rondon-PR. O culto de corpo presente será às 17 horas. Em seguida acontece o sepultamento no cemitério de Marechal Cândido Rondon.

TOPO