
Cerca de 30 colégios no Paraná estão ocupados por alunos contra a medida provisória que prevê a reforma do ensino médio. O levantamento foi feito pela União Paranaense dos Estudantes Secundaristas.
Além da medida provisória, os estudantes também apresentam reivindicações próprias, como reformas e direitos dos professores.
Em Marechal Cândido Rondon, os alunos do Colégio Estadual Frentino Sackser realizam um protesto desde a noite de ontem (6). Os estudantes passaram a noite nas dependências do educandário.
Além da medida do Governo Federal, os estudantes também protestam contra o Governo do Paraná.
Faixas e cartazes foram distribuídos no colégio que foi ocupado pelos alunos.
Reforma do Ensino Médio
A medida provisória foi lançada no dia 23 de setembro e ainda terá de ser aprovada em até 120 dias pela Câmara e pelo Senado, caso contrário, perderá o efeito.
A primeira mudança importante determinada pela medida provisória é que o conteúdo obrigatório será diminuído para privilegiar cinco áreas de concentração: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e formação técnica e profissional.
O segundo destaque da reforma será o aumento da carga horária. Ela deve ser ampliada progressivamente até atingir 1,4 mil horas anuais. Atualmente, o total é de 800, de acordo com o MEC.
Com a medida, a intenção do Ministério da Educação é incentivar o ensino em tempo integral, e para isso prevê programa específico com R$ 1,5 bilhão para incentivar que escolas adotem o ensino em tempo integral.




