O Cartório de Títulos e Documentos de Marechal Cândido Rondon registrou a primeira certidão animal, nessa terça-feira (29). Megg, de apenas dez meses, foi registrada por sua dona, Camila Maldaner Angnes. Assim, a fêmea, da raça Basset, passa a ter, além de nome, também sobrenome: Megg Elaine Maldaner Angnes.
O documento, como mostra a foto abaixo, possui foto, nome do animal, dos donos, sobrenome, idade, cor, raça e pedigree, porte, microchip e outras características do animal.

O registro de declaração de guarda de animais domésticos é um documento que serve para todos os tipos de bichinhos de estimação. Comprova a identidade deles e proporciona maior segurança, facilitando processos de comprovação de propriedade em casos de perda, roubo e disputas de guarda na separação dos seus donos.
A certidão de nascimento vale para todo os tipos de animais, incluindo os exóticos, basta o guardião entregar uma declaração com todos os dados do animal e seus próprios dados preenchidos ao Cartório de Registro de Títulos e Documentos da sua cidade e solicitar o registro. O cartório efetua o procedimento e imprime o documento em formato de carteirinha.