“Foi um evento com grande êxito, com proporções inusitadas e números surpreendentes.” É assim que o prefeito de Marechal Cândido Rondon, Marcio Rauber, resume a Expo Rondon 2018, ocorrida entre quinta-feira (26) e domingo (29), no Parque de Exposições Alvaro Dias, para celebrar os 58 anos de emancipação político-administrativa do município. “Sem dúvida realizamos a maior Expo Rondon da história. E isso foi possível graças a uma série de fatores, entre eles muito trabalho, a população acreditar no evento, a história da festa, porém, quem faz a festa são os rondonenses e visitantes. Eles são os responsáveis pela melhor festa de Marechal Rondon”, enaltece. “Resumo a festa em uma palavra: sucesso”, acrescenta.
Para Rauber, todos os números comprovam que esta foi a maior festa de aniversário do município de toda a história de Marechal Cândido Rondon, ressaltando que o melhor “termômetro” foram as expressões de alegria no rosto das pessoas que circularam pelo Parque de Exposições e participaram da programação, além da satisfação dos expositores que realizam bons negócios.
De acordo com o diretor da Fundação Promotora de Eventos (Proem) e coordenador da Expo Rondon 2018, Anderson Loffi, aproximadamente 130 mil pessoas passaram pelo Parque de Exposições e pelo Centro de Eventos Werner Wanderer nos quatro dias de festa. Diferente de outros anos, em que o domingo recebe maior público, quando acontece a Festa Nacional do Boi Assado no Rolete, neste ano foi o sábado (28) que contou com o maior número de visitantes, cerca de 35 mil pessoas. “Isso porque foi o show de sábado, com a dupla César Menotti e Fabiano, que teve o maior recorde de público entre as três apresentações”, ressalta, informando que no domingo em torno de 25 mil pessoas circularam pelo Parque de Exposições.
Eficácia
Loffi reforça que o resultado da Expo Rondon 2018 é um recorde de público entre todas as festas do município da história de Marechal Rondon. “Conseguimos executar com eficácia aquilo que planejamos”, salienta.
Avaliando que a programação foi bem distribuída nas exposições, gastronomia e entretenimento, ele diz que a organização foi eficaz na escolha dos artistas que se apresentaram durante o evento, além de permitir a entrada franca em toda a programação. “Nossa ideia é, enquanto município e promotor de eventos, impulsionar a economia e obtivemos esse resultado. Tanto os restaurantes Alemão e CTG, o Café Colonial e o balanço preliminar da Expomar apontam recorde de vendas e negócios realizados durante a feira”, menciona.
Conforme os cálculos realizados pela família rotária rondonense, responsável pelo Restaurante Alemão, foram servidas 666 refeições a mais em comparação com 2017, levando em conta que, neste ano, a festa teve um dia a menos de programação.
Entretenimento
Durante os quatro dias da Expo Rondon, o público pôde prestigiar 21 atrações culturais e musicais na Casa Cultural, que neste ano ganhou um novo formato.
Além dos dias “temáticos”, a programação foi estendida nas madrugadas de sexta-feira (27) e de sábado (28). “Este foi um pedido dos visitantes no ano passado que nós atendemos e teve grande êxito, pois nos dois dias tivemos casa cheia para prestigiar artistas locais e DJs”, evidencia Loffi.
No domingo à tarde, o espaço também atraiu grande público para as apresentações da Escola de Artes e da Associação Raízes. “A programação da Arena de Rodeio contou com as provas de peões e de três tambores e em todos esses eventos a arena esteve lotada”, comemora o diretor da Proem.
Melhorias
Loffi relata que, mesmo com o êxito na programação e com o recorde de público na Expo Rondon 2018, “não temos nenhuma dificuldade de admitir falhas”. “Vamos levar para discussão alguns pontos que precisam ser revistos e estudados”.
Leia matéria completa na edição impressa de O Presente