Com o slogan “Uma história de sucesso gravada por gerações”, o Colégio Estadual Monteiro Lobato, localizado na região do Jardim Primavera, em Marechal Cândido Rondon, realizou na terça-feira (06) uma programação especial para comemorar os 30 anos de atividades. O evento contou com a presença de muitos profissionais do magistério, autoridades políticas, pais e estudantes, além de homenagens a todos diretores que passaram pelo educandário.
O funcionamento da instituição de ensino foi aprovado no dia 05 de dezembro de 1986 e sua primeira turma, de 5ª série, foi aberta no ano seguinte. Daí em diante, o colégio enfrentou muitas dificuldades, mas sempre trabalhou com foco numa educação de qualidade para os seus alunos.
Para o diretor do educandário, professor Cloecir dos Santos Ribeiro, a noite dos 30 anos foi extremamente gratificante e ficará marcada na memória de todos os presentes. Ele ressalta que o colégio está há dois anos em novas instalações, deixando de dividir a mesma estrutura com a Escola Municipal 25 de Julho. “Foi uma luta árdua para conseguir o nosso espaço, com muito empenho dos professores, diretores, pais e alunos. Graças a tudo isso, hoje contamos com uma estrutura completa”, ressalta.
Juntamente com as novas instalações, vieram também melhores índices de aprovação e avaliação do colégio. “Os números estão subindo a cada ano, mostrando a importância de se ter uma instituição de ensino instalada em um local próprio, garantindo um aprendizado tanto para os alunos quanto para os professores, e de como há retorno quando se investe em educação”, reforça Ribeiro.
Atualmente, o colégio atende as turmas do Ensino Fundamental e Médio, como também desenvolve projetos, como o “Mais educação” e salas de apoio/reforço em contraturno. “Estamos sempre procurando o que a Secretaria de Educação está dispondo em termos de melhorias do ensino. Para o próximo ano, pretendemos incrementar o treinamento esportivo, cadastrando a modalidade de handebol para que possamos participar das competições oficiais”, revela o diretor.
Uma história de lutas
Em entrevista ao O Presente, a primeira diretora da instituição, Rosi Mari Pacheco, relembrou as dificuldades dos trabalhos no começo do funcionamento da instituição, sendo que o colégio contava apenas com uma secretaria e uma sala de merenda. “Utilizávamos uma só sala de aula”, contou.
Com poucos recursos e estrutura precária, a união de pais e professores fez toda a diferença na história do colégio. “Sempre tive uma equipe muito boa de trabalho, inclusive fazíamos festa para arrecadar fundos para o colégio”, diz, acrescentando: “Hoje a estrutura me encanta. Nunca pensei que pudesse algum dia ser desse tamanho”.
Quem também se alegra ao relembrar da história do educandário é o professor Ario Martiny, que esteve à frente da direção do colégio entre os anos 1991 e 1997. “O Colégio Monteiro Lobato marcou a minha vida, principalmente pelas dificuldades passadas. Contudo, transformamos essas dificuldades em soluções, buscando de todas as formas resolver e superar os problemas, pensando sempre em dar à comunidade do Jardim Primavera uma educação de qualidade, mesmo diante de situações muito precárias”, enaltece.
Martiny destaca que hoje o colégio dispõe de uma estrutura que atende todas as necessidades. “Independentemente das dificuldades, nunca deixamos de ensinar e aprender, por isso me sinto muito feliz por ter contribuído com o colégio enquanto diretor, como também com a comunidade e o município. O Monteiro Lobato é a escola do meu coração, que me ensinou muito enquanto professor e diretor”, enalteceu.