Uma discussão acalorada entre um taxista de Marechal Cândido Rondon e um homem apontado como motorista de “Uber clandestino” foi registrada nesta segunda-feira (17) na rodoviária municipal.
O motorista foi filmado por um taxista pegando passageiros na lateral da rodoviária. No momento em que percebeu que estava sendo filmado, o motorista reagiu e “bateu boca” com o taxista.
A atividade de motoristas clandestinos tem tirado o sossego dos taxistas rondonenses, que se sentem prejudicados com a situação, uma vez que os chamados “motoristas piratas” fazem anúncios do serviço nas redes sociais e usam o nome de aplicativos de transporte, porém não são cadastrados nas plataformas, o que caracteriza a ilegalidade.
A problemática, inclusive, foi abordada em reportagem de O Presente há cerca de duas semanas, na qual os taxistas se queixam da atuação dos motoristas piratas.
REGRAS
Para fazer o transporte remunerado individual de passageiros é preciso seguir uma série de exigências junto a órgãos municipais e estaduais, de acordo com a lei federal nº 12.587, de 03 de janeiro de 2012, que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana no país.
Já para se tornar motorista de aplicativo a pessoa precisa se cadastrar na plataforma onde são feitas algumas exigências em relação ao motorista e ao veículo que será cadastrado.
Os interessados precisam ter ao menos 21 anos de idade, carteira nacional de habilitação (CNH) permanente, categoria B ou superior com a observação que o motorista Exerce Atividade Remunerada (EAR) – a liberação é fornecida pelo Departamento de Trânsito (Detran) – e é exigido exame psicotécnico.
PREFEITURA
Os taxistas rondonenses, que não concordam com a prática clandestina de passageiros, alegando que esta oferece risco à população, cobram medidas por parte da prefeitura, uma vez que os motoristas clandestinos, segundo eles, fraudam impostos.
Procurado pela reportagem de O Presente, o secretário de Fazenda, Carmelo Daronch, preferiu não comentar o ocorrido.
VÍDEO
O vídeo está circulando em aplicativo de rede social.
O Presente