Fale com a gente
Sicredi – Promoção Poupança Premiada [Leonardo]

Marechal Melhorias

Depois de passar por obras de reestruturação, cadeia pública de Marechal Rondon será reinaugurada na sexta-feira

Publicado

em

(Foto: O Presente)

Na sexta-feira (24), às 09 horas, a unidade do Departamento de Polícia Penal (Deppen) de Marechal Cândido Rondon vai inaugurar a obra de reestruturação da cadeia pública.

De acordo com o chefe do local, policial penal Gilberto Araújo, foram construídas seis novas celas modernas e outras duas foram readequadas com camas, chuveiros, vasos sanitários e tanque de lavar roupa.

[ Publicidade ]
Casa do Eletricista ESCAVAÇÃO 2022

A melhoria, segundo ele, favorece principalmente a questão de segurança, tanto para os policiais em seus plantões quanto para os detentos, que terão celas modernas e com estrutura mais segura. “Deste modo, serão evitadas possíveis fugas. Havia tentativas constantes devido à fragilidade da estrutura física”, menciona Araújo.

A modernização, conforme o policial penal, vai permitir melhorar a classificação dos internos, separando os provisórios dos condenados, os tipos de crime e o tempo de condenação. “Com essa classificação e condição de segurança iremos trazer trabalhos para os detentos por meio de convênio com as empresas. Com isso, além de reduzir o tempo de pena, eles também vão receber o pecúlio (salário), procedimento essencial para o processo de reinserção social”, destaca.

 

Estrutura

A estrutura da cadeia pública também passou por renovações elétricas e hidráulicas. Todas as instalações elétricas foram substituídas por um modelo-padrão, o que diminui o risco de curtos-circuitos e colabora para a diminuição do consumo de energia. “Também foi renovada a parte hidráulica, uma vez que eram constantes os entupimentos. A estrutura das paredes recebeu concreto usinado. Foi uma mudança total”, enaltece Araújo.

A verba para a obra foi oriunda do Departamento de Polícia Penal e contou com contrapartida da prefeitura, Conselho da Comunidade e empresas da cidade.

 

Seguro dos seguros

O perfil dos detentos de Marechal Cândido Rondon segue uma resolução de classificação de presos de cada região do Estado. Segundo o chefe da cadeia, a cidade abriga os internos denominados “seguro dos seguros”. “São presos tanto provisórios (minoria) quanto condenados (maioria), que têm problemas de convívio em outras unidades penais. São muitos presos de alta periculosidade, pelo crime e tempo de pena. Por isso a importância da reestruturação física da unidade”, enaltece o policial.

 

Chefe da cadeia, policial penal Gilberto Araújo: “A melhoria favorece principalmente a questão de segurança, tanto para os policiais em seus plantões quanto para os detentos, que terão celas modernas e com estrutura mais segura” (Foto: Sandro Mesquita/OP)

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Continue Lendo

Vídeos Recentes

OP Grupo WhatsApp

Facebook