
As tendências da economia e do agronegócio são os temas da palestra que acontece na abertura da programação de hoje (13) do Dia de Campo Copagril 2017, que está sendo realizado na Estação Experimental da cooperativa, próximo ao aeroporto de Marechal Cândido Rondon. O assunto é abordado pelo economista Carlos Magno Bittencourt, que é professor da Escola de Negócios da PUC/PR de Curitiba. A mesma palestra foi ministrada por ele ontem, ocasião em que um grande público acompanhou a explanação.
Segundo o palestrante, as tendências da economia em 2017 indicam uma leve melhora em relação a 2016, apontando para um caminho cheio de percalços, mas acontecerá uma retomada da produção e do consumo no país. O quadro político retarda a recuperação da economia, por isso o país precisa superar as pendências políticas antes de voltar a crescer, defende Bittencourt.
Ele ainda acredita que é necessário inovar, discutir uma estrutura produtiva a ser adotada e estudar o tipo de inserção na economia mundial que o Brasil vai ter.
Paraná
Carlos Magno Bittencourt destaca que o Paraná é o 2º maior produtor agrícola do país, sendo que quase 35% do PIB do estado tem origem no agronegócio. “Isso graças não apenas à produção primária, como à cadeia de transformação e agregação de valor”, justifica.
O Paraná é a unidade mais agroindustrial do país, sendo que os produtos derivados da agricultura e pecuária do Estado têm como destino todos os estados brasileiros e mais 150 países. “Além disso é um ambiente que tem muito conhecimento, tecnologia, informação, planejamento e estratégia”, complementa o professor, apontando para o grande potencial de recuperação que tem a economia do Estado.