Dois projetos proporcionarão melhorias no Estádio Valdir Schneider, uma das principais praças esportivas de Marechal Cândido Rondon. Um deles está em andamento e deve ser concluído em torno de 60 dias. Trata-se da construção da pista de atletismo, com dimensão oficial de 400 metros.
Na tarde de ontem (16), uma equipe trabalhava nos serviços de topografia e fixação de estacas para demarcar a área da pista de atletismo, que será utilizada para a prática de atividades como atletismo, corrida, caminhada e até ciclismo, disponíveis a estudantes e cidadãos em geral.
O segundo projeto é para reconstruir o muro que desabou com as fortes chuvas registradas no fim do mês de outubro do ano passado, mas que será finalizado após a festa do município.
PISTA
Conforme o secretário municipal de Coordenação e Planejamento, Reinar Klagges Seyboth, o recurso de ordem federal foi sinalizado em 2016 para implantação da pista de atletismo. “Considerando o valor disponibilizado e que o montante exigido para uma pista dentro dos parâmetros é muito superior, foi definido realizar a obra em etapas. Os recursos estavam carimbados com a característica de implantação da pista de atletismo no Estádio Valdir Schneider, então não tínhamos como modificar a destinação desse recurso”, explica.
Seyboth diz que a primeira etapa da obra, que se encontra em execução há algumas semanas, contempla a construção da base da pista de atletismo com pavimento asfáltico para posterior aplicação do piso emborrachado. “Nesse primeiro momento estão sendo investidos em torno de R$ 500 mil, enquanto num segundo momento temos indicação do deputado Evandro Roman no sentido de viabilizar mais recursos de ordem federal junto ao Ministério do Esporte para que não seja necessário demandar recursos próprios, mas precisamos terminar uma etapa para evoluir à segunda fase. Esse seria basicamente o investimento primordial na pista de atletismo”, enaltece.
MURO
Seyboth menciona que posteriormente será dado encaminhamento à reconstrução do muro do estádio. “Não foi dado prioridade a essa reforma ou a essa reconstrução, tendo em vista inúmeros projetos visíveis à população, como, por exemplo, os quilômetros de pavimentação nos bairros e no interior que estão sendo realizados e que têm prazo”, salienta
“Desde o fim do ano vínhamos trabalhando nesses projetos junto ao Governo do Estado e ao governo federal, que, por sua vez, inviabilizaram o trâmite ou a execução do projeto de reconstrução do muro do estádio. O projeto será finalizado assim que a festa do município for concluída. Ele já existe, mas detalhes de orçamento precisam ser acabados para que na sequência seja dado start da licitação para reconstruir o muro”, adianta.
GRAMADO
O estado de conservação do gramado também é uma preocupação da administração municipal, no entanto, Seyboth comenta se tratar de uma questão delicada, haja vista que desde a inauguração do estádio já houve processo de reformulação do gramado. “Inclusive houve reformulação recente, porém quando o prefeito Marcio Rauber assumiu o município, o gramado já não possuía as características de um gramado de qualidade. Perdeu-se ao longo do tempo, justamente pela falta de manutenção e das características inerentes à qualidade do gramado que devem existir sob pena de perder o investimento feito”, diz.
“Sabemos que precisa ser melhorado, porém somos conscientes de que há outros investimentos de maior prioridade”, enaltece.
Leia matéria completa na edição impressa do O Presente
