Fale com a gente

Marechal 80 anos

Falece Dirceu da Cruz Vianna, pioneiro da radiodifusão de Marechal Rondon

Publicado

em

(Foto: O Presente)

Faleceu na manhã desta quarta-feira (16), aos 80 anos, Dirceu da Cruz Vianna, pioneiro da radiodifusão de Marechal Cândido Rondon.

Ele estava internado em uma unidade de terapia intensiva em hospital na Capital do Estado; havia descoberto, recentemente, que estava com leucemia.

Dirceu era muito conhecido no município e teve uma trajetória marcante no rádio, bem como na sociedade organizada rondonense.

Trajetória

Dirceu iniciou sua trajetória na Rádio Difusora, onde começou a trabalhar antes mesmo da inauguração da emissora. Ele apresentou junto com Antonio Maximiliano Ceretta, em 1966, a 1ª edição do atual noticioso da emissora, a “Frente Ampla de Notícias”.

Posteriormente, por décadas, comandou programa na Rádio Educadora, onde emprestou sua voz e fez companhia para muitas pessoas, ficando conhecido como “Nhô Jeca”.

Natural de Ponta Grossa

Natural de Ponta Grossa, Dirceu chegou em Marechal Cândido Rondon em 1960 e começou a sua carreira fazendo anúncios em carros de som na cidade e no interior do município. Depois, trabalhou no serviço de alto falantes Guarani, tempo em que foi convidado para trabalhar na atual Rádio Difusora do Paraná, onde permeneceu até 1978.

Reconhecimento

Cidadão Honorário de Marechal Cândido Rondon, Vianna foi secretário de Administração do município. Além disso, foi membro do Conselho de Administração do Sicoob e integrante do Clube do Senado da JCI, do qual é cidadão benemérito. Também foi fundador do então Clube de Campo Roda d’Água e da Loja Maçônica Tiradentes.

Por mais de duas décadas, Vianna participou da diretoria da Associação Comercial e Empresarial (Acimacar) e, há quatro anos, foi homenageado pela entidade, emprestando seu nome ao auditório da Acimacar.

Entrevista marcante

Em abril de 2019, O Presente fez uma matéria com Dirceu, ocasião em que ele falou da sua trajetória no rádio, ramo em que dedicou cerca de cinco décadas de sua vida. Clique aqui e confira a matéria na íntegra.

Dirceu estava internado em UTI em Curitiba (Foto: O Presente)

Atos fúnebres

A família deve divulgar em breve sobre os atos fúnebres.

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente